Bom Jesus Aparecida, de Venâncio Aires, faz parte de grupo educacional com 38 unidades no Brasil (Foto: Alan Faleiro)
Bom Jesus Aparecida, de Venâncio Aires, faz parte de grupo educacional com 38 unidades no Brasil (Foto: Alan Faleiro)

O Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, de Venâncio Aires, alcançou média geral de 678,86 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o que representa o melhor resultado entre as instituições de ensino do município. O desempenho também garantiu destaque regional: a escola ocupa a quarta colocação entre as melhores da região dos Vales do Taquari e Rio Pardo. No ranking nacional, figura na 306ª posição.

O resultado foi comemorado pela direção da escola, que destacou o trabalho consistente ao longo dos anos e o envolvimento ativo de professores, estudantes e famílias como fatores decisivos para o desempenho alcançado. “Muitos dos estudantes que fizeram o Enem, assim como outros, estão conosco desde a Educação Infantil. Por isso, vemos esse resultado como fruto de um trabalho construído ao longo dos anos”, afirma a gestora Inês Schwertner.

Em termos de proposta pedagógica, um dos diferenciais do colégio apontados por ela é o projeto ‘Espaço da Palavra’, que estimula a produção textual com foco no Enem e em outros vestibulares. A atividade é oferecida no contraturno para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, com o objetivo de desenvolver competências de escrita e compreensão textual. “O projeto contribui diretamente para o bom desempenho na redação”, destaca.

A gestora também ressalta a importância de a unidade integrar uma rede nacional com proposta pedagógica unificada, o que fortalece a troca de experiências e garante maior consistência nos resultados educacionais.

IFSUL VENÂNCIO AIRES

Entre as instituições de ensino públicas de Venâncio Aires, a melhor média geral ficou por conta do campus local do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que obteve nota 596,37 e figura na 4.018ª posição no ranking nacional. O diretor, Geovane Griesang, avalia o resultado como positivo, mesmo não tendo o Enem como foco central, e destacou o caráter inclusivo da instituição.

“Como instituição federal pública e gratuita, o IFSul adota política de ações afirmativas com 50% das vagas destinadas a cotas e oferece múltiplas modalidades de ensino, como técnico integrado, Proeja (modalidade de educação de jovens e adultos voltada à educação profissional), subsequente, graduação e pós-graduação. Os resultados evidenciam que é possível aliar qualidade acadêmica, inclusão social e formação humana, consolidando o IFSul como referência em educação integral, pública e transformadora”, afirma.

Escolas com melhores médias gerais em Venâncio Aires

• Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida: 678,86

• Colégio Gaspar Silveira Martins: 633,63

• IFSul Campus Venâncio Aires: 596,37

• Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas: 557,59

• Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem: 555,74

Escolas com melhores médias gerais nos Vales

• Colégio Evangélico Alberto Torres (Lajeado): 714,7

• Colégio Teutônia (Teutônia): 685,9

• Colégio Mauá (Santa Cruz do Sul): 681,86

• Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida (Venâncio Aires): 678,86

• Colégio Bom Jesus São Miguel (Arroio do Meio): 677,58

Acesso aos resultados do Enem por escola

• Nos últimos anos, o acesso aos resultados do Enem por escola passou por mudanças, que dificultaram a obtenção direta dos dados. Desde 2017, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deixou de divulgar as médias por unidade de ensino, justificando a decisão com o uso inadequado dos resultados para a criação de rankings, muitas vezes descontextualizados e sem considerar fatores como o perfil socioeconômico dos estudantes e das escolas.

• A partir de 2020, os chamados microdados também foram reestruturados para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), excluindo informações sensíveis, como a identificação direta das instituições. Na edição mais recente, o Inep esclareceu à Folha do Mate que foram divulgadas apenas informações relacionadas às escolas que constam no Censo Escolar de 2024, em conformidade com as normas de proteção de dados. Além disso, o órgão reforçou que não recomenda o uso dos dados para a formação de rankings escolares.

• Apesar disso, iniciativas privadas continuam realizando esse tipo de análise. Um exemplo é o ranking nacional elaborado pelo portal G1, com base em uma análise feita pela plataforma SAS Educação a partir dos microdados públicos do Enem. Foi esse levantamento que serviu como base para identificar o desempenho de escolas locais e regionais nesta matéria. No entanto, optamos por não apresentar o ranking completo, priorizando apenas o destaque às instituições que obtiveram os melhores resultados.

Imagem Padrão
Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.