
Foi realizada na noite de terça-feira, 4, na Câmara de Vereadores, a final do projeto Oratória nas Escolas, desenvolvido pela Junior Chamber Internacional (JCI) de Venâncio Aires. Na ocasião, participaram da etapa municipal representantes de nove escolas da rede municipal e estadual.
Os estudantes tiveram de três a cinco minutos para falar sobre o tema da 7ª edição ‘Como aceitar as diferenças e começarmos a nos tratar como seres humanos sem máscaras ou estereótipos’.
Cada um dos alunos falou para o público que acompanhou o evento e para os cinco jurados ligados as áreas da comunicação, educação e técnica. Na oportunidade, a representante da Escola Municipal Benno Breunig, Caroline Scheibler, conquistou o troféu de primeiro lugar. Em segundo lugar ficou o estudante da escola Pedro Beno Bohn, Lisandro Gabriel Wessling e, em terceiro, a aluna da escola Frida Reckziegel, Isabel dos Santos.
Segundo Caroline, a partir do projeto torna-se mais fácil conversar em público, “até para o trabalho que eu for escolher, vai ser muito mais fácil. Eu vou ter coragem

de colocar aquilo que eu realmente penso e de uma forma que as pessoas possam me entender”, comenta.
Ao longo da preparação para o concurso, ela contou com a ajuda da equipe diretiva da instituição de ensino e, a partir de agora, intensifica os preparativos para participar da etapa regional que ocorre em 6 de julho, em Lajeado. “Vou ensaiar mais e mais, mas vai dar tudo certo. Acredito nisso porque tenho o apoio de toda a minha família e da escola. Então, é só torcer para que dê certo”, conclui.
O coordenador do Oratória nas Escolas, Luiz Henrique Gerlach, ao avaliar a atividade diz que “é realizador, encantador e gratificante poder organizar um evento como esse e poder ver o desenvolvimento e evolução de todos os alunos que participaram”. Gerlach lembra que, independente da colocação, todos os representantes das nove escolas são vencedores. “Nada disso seria possível se não fosse o apoio de todos os membros da JCI, mantenedores e apoiadores”, destaca.

Caroline, além do troféu, recebeu como prêmio um semestre de curso de inglês na Fisk Centro de Ensino. O projeto tem parceria da House Construtora, AD Contec Contabilidade e Fisk.
Todos os participantes
Gabriela Seidel – EMEF Alfredo Scherer
Ana Laura Vieira de Borba – EMEF Dom Pedro II
Ana Witória Cabreira Côrrea – EMEF Professora Odila Rosa Scherer
João Pedro dos Santos – EMEF Otto Gustavo Brands
Caroline Scheibler – EMEF Benno Breunig
Polyana Scheibler – EEEM Jubal Junqueira
Lisandro Gabriel Wessling – EEEF Professor Pedro Benno Bohn
Matheus Endrigo Wagner Alves – EMEF Dois Irmãos
Isabel dos Santos – EEEM Frida Reckziegel
