Casva incentiva o protagonismo no aprendizado

-

Com 38 anos de história, completados na segunda-feira, 26, a Escola de Educação Infantil Lar da Criança – Casva comemora uma série de conquistas. A conhecida ‘Escolinha do Casva’ atende hoje 140 alunos de 4 meses a 5 anos e 11 meses.

Desde o início do ano passado, o processo de aprendizagem está focado na metodologia Reggio Emilia, que defende o desenvolvimento das atividades levando em conta o interesse das crianças, com incentivo ao protagonismo infantil.

Diretora da escola, Daiane Nunes ressalta que a equipe está focada no estudo da metodologia desde o ano passado, levando em conta as exigências compostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Nós nos inspiramos nas ideias de Reggio Emília e aplicamos as diretrizes da BNCC a partir disso, que prevê desenvolver a educação por meio de interação e brincadeiras”, defende.

Ela conta que, no período sem atendimento presencial, a equipe de professoras fazia reuniões on-line para discutir as formas de aplicação dos conceitos na prática, apresentando novas ideias. “Foi nesses estudos que encontramos novos pensadores que nos incentivaram a outras abordagens”, diz.

Hoje, a escola também trabalha o conceito de L Pikler, que consiste no brincar livre, naquilo que cada criança consegue. Nessa abordagem, com crianças de até três anos, se busca promover o desenvolvimento da criança sem interferência e sem pressa, levando em conta o tempo de cada uma. “É um olhar a atentar ao desenvolvimento mais calmo e afetivo, deixar a criança se descobrir”, explica.

Uma outra abordagem utilizada no dia a dia escolar são os conceitos de Paulo Fochi, que consiste na criação de mini-histórias. As atividades realizadas são fotografadas e impressas para que as crianças possam visualizar e recordar na sala de aula, sendo que tudo fica em lugares mais baixos, no campo de visão dos pequenos.

As professoras também desenvolvem o brincar heurístico, no qual os brinquedos não estruturados são o foco. Neste sentido, se criam objetos para diversão por meio de elementos da natureza, materiais recicláveis, tudo feito conforme a criatividade das crianças. “Uma vez por semana eles participam do atelier de brincadeiras, disponibilizamos os materiais e eles criam as brincadeiras”, defende Daiane.

AVANÇOS

A data do dia 26 de julho de 1983 marca a fundação da Escola de Educação Infantil Lar da Criança. Com uma equipe formada por 24 profissionais, desde 2019, a escola não tem mais o Rotary como mantenedora e possui uma diretoria formada por pais das crianças que frequentam a instituição e membros da comunidade, que auxiliam para oportunizar que o Casva possa continuar ativo. O presidente da diretoria é Luís Alberto Kappaun.

A instituição é filantrópica, portanto, recebe recursos do Fundo de Educação Básica (Fundeb) e contribuição espontânea das famílias, que é administrada pela Associação de Pais e Mestres (APM). Nos últimos anos, uma série de avanços, tanto na infraestrutura quanto na viabilização de projetos para promover o desenvolvimento social e humano dos pequenos, foram possíveis graças ao trabalho em conjunto entre família e escola.

Do ano passado para cá, a escola recebeu melhorias na estrutura física nas salas do berçário, cobertura do pátio, instalação de banheiros com acessibilidade, playground, câmeras de segurança e portão eletrônico. Ainda está no planejamento uma nova fachada, mais banheiros com acessibilidade e iluminação nas coberturas de acesso.

O aniversário da escola foi comemorado no sábado, 24. Toda a equipe percorreu a cidade em um micro-ônibus, para presentear as crianças em locais próximos das casas das famílias. Foi entregue uma cesta feita de papel jornal, confeccionada pelas professoras, juntamente com cartões feitos pelas crianças, frutas e guloseimas que os pequenos ajudaram a preparar.

Biblioteca
Refeitório 
Pátio da escola recebeu cobertura recentemente

Leia mais: 

Uninter Venâncio Aires completa 15 anos



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido