O pátio da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (CAJ) se encheu de churrasqueiras, ao longo do dia de ontem, para comemorar o Dia do Gaúcho, celebrado hoje. De manhã, à tarde e à noite, estudantes realizaram o Acampamento Farroupilha, utilizando diversos espaços de convivência da instituição de ensino.
Durante a atividade, não faltaram rodas de chimarrão e integração entre as turmas. Alguns alunos, inclusive, foram vestidos a caráter para participar do evento tradicionalista. É o caso de Ezequiel Wessling, 16 anos, do 2º ano do ensino médio. De bota, bombacha e lenço vermelho, ele promoveu, junto dos colegas da turma, um ‘xixo’ com pão. “Foi um momento muito legal”, definiu. “É uma coisa diferente na escola”, completou Eduardo Lisboa, 17 anos.
Integrante de outra turma de 2º ano, William Borba, 16 anos, também aprovou a atividade. O grupo de alunos, que realizou um churrasco na escola pela primeira vez, organizou uma ‘vaquinha’ para comprar salsichão, pão e refrigerante. A responsabilidade de preparar o almoço ficou com o ‘assador’ Pablo Bohn, 16 anos.
Diretora da escola CAJ, Marisa Schwingel Hansel explica que, ao longo da semana, os alunos trabalharam o tema do tradicionalismo, por meio de apresentações e da execução do Hino Rio-grandense. Além disso, os estudantes participaram de palestra sobre a história do Rio Grande do Sul, com o tradicionalista João Moacir Laufer Ferreira.
“O Acampamento Farroupilha é a culminância das atividades. É uma programação que já realizamos há uns cinco anos, mas não ocorreu no ano passado em função da greve”, lembra. A diretora explica, a exemplo do que ocorreu na Semana da Pátria, a escola tem buscado resgatar os momentos de civismo e valorizar a história e a cultura. “O grande objetivo é promover a integração de alunos e professores. Cada turma teve um professor responsável e se organizou em uma merenda comunitária ou churrasco”, comenta.