Por Eduarda Wenzel e Taiane Kussler
Com histórico de bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio, o Colégio Bom Jesus tem a melhor nota de Venâncio Aires no exame de 2019. O Colégio Gaspar Silveira Martins e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) aparecem na sequência, com a segunda e terceira melhores notas, respectivamente.
Com a 10ª melhor nota do Rio Grande do Sul e a 200ª do país, o Colégio Bom Jesus ficou com a média de 680,34 nas provas objetivas e 872 pontos na redação, que tinha como tema ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’. No ranking de escolas particulares, o Bom Jesus está em 8º lugar no estado.
Conforme a diretora Inês Schwertner, esse é o resultado de um trabalho em conjunto com professores, alunos e pais. “Trabalhamos o ano inteiro para conseguir isso, é um orgulho para nós.” Ela explica que na escola cerca de 80% do conteúdo do ensino médio é trabalhado até o 2° ano, portanto, no último ano há mais tempo para estudar para o exame.
Para o bom desempenho dos estudantes, no ano passado a turma de 3º ano também teve aulas aos sábados, que eram dedicadas apenas para conteúdos do Enem. “Foi um acordo entre família, aluno e professores. Todos se dedicaram para conseguir ir bem, é uma união em prol da educação”, salienta Inês.
Enem 2020
A diretora afirma que mesmo com as aulas on-line, por causa do isolamento social, o Bom Jesus está trabalhando os conteúdos preparatórios para o Enem com os alunos.
“Diariamente está inserido nos nossos conteúdos, como nos outros anos. Neste ano, está tudo sendo feito via internet, com aulas on-line e atividades. Os alunos não irão perder conteúdo”, afirma a diretora.
Notas gerais
- Colégio Bom Jesus: 680,34
- Colégio Gaspar Silveira Martins: 641,72
- IFSul: 573,17
- EEEM Monte das Tabocas: 554,93
- EEEM Conêgo Albino Juchem: 541,42
- EEEM Adelina Isabela Konzen: 500,85
- EEEM Wolfram Metzler: 497,11
- EEEM Frida Reckziegel: 488,84
Gaspar aumenta a nota da redação em mais de 9%
O Colégio Gaspar Silveira Martins, que conquistou a segunda melhor nota do Enem em Venâncio Aires, também tem a segunda melhor colocação na redação do exame, com 861,43 pontos. A direção da escola observa que na redação houve uma melhora de 9,45% no desempenho, em comparação a 2018, quando a nota foi 780. Esse resultado garantiu a oitava maior média do Rio grande do Sul na redação do Enem 2019.
Conforme o diretor Tiago Becker, tanto a nota da redação, quanto a geral do Enem – que ficou em 641,72-, são boas colocações. “Não é a posição do ranking que interessa. O nosso foco está no desenvolvimento do estudante e o resultado do Enem é apenas mais um entre tantos indicadores que temos”, observa. Para ele, o aumento na avaliação da redação é resultando de um trabalho constante e de uma dedicação de alunos e professores, ao longo das aulas.
Becker ressalta ainda que o sistema de assessoria do colégio, que realizou essa pesquisa, computou apenas 14 alunos da escola, porém 20 realizaram a prova. “Isso ocorre porque alguns estudantes optaram por não declarar sua instituição no momento da realização da inscrição. Algo normal, que faz parte das estatísticas.”
Atualmente, por conta da pandemia, a escola está com aulas de regime domiciliares, via on-line. “Em relação aos estudos do Enem estamos realizando um conjunto de simulados on-line.” O gestor também observa que as turmas da escola estão maiores, com isso, nos próximos anos, mais alunos farão o exame. “Com mais alunos acreditamos que o resultado possa melhorar ainda mais, visto que muitas iniciativas, como a aplicação de simulados, são recentes e precisam de mais tempo para conferir resultados efetivos.”
IFSul atinge a terceira melhor média do Enem no município
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) atingiu a terceira melhor nota no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2019 e o primeiro lugar na categoria escola pública, de Venâncio Aires. A instituição de ensino atingiu média de 554,93 na lista de classificação.
De acordo com o diretor geral do IFSul de Venâncio Aires, Cristian Oliveira da Conceição, o IFSul não realiza trabalhos específicos com os alunos para o Enem, mas possui o compromisso de prepará-los para a vida, por meio de uma formação contemporânea e desenvolvimento da pesquisa. “Nosso objetivo é manter o ensino de qualidade e uma equipe de professores qualificados. Desta forma, os alunos têm uma boa construção e desempenho ao natural”, afirma.
Ele acrescenta que as disciplinas de Ensino Médio, que são aplicadas no IFSul, possuem uma carga horária menor, em relação as demais escolas e, mesmo assim, as disciplinas de técnicas exatas e pesquisa e extensão compensam este déficit.
Conceição também destaca que, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição, nos últimos dois anos, o IFSul conseguiu manter o mesmo nível de ensino, estando entre as melhores médias do Enem. “Apesar dos problemas, nosso grupo é muito motivado e acredita na qualidade de ensino oferecido pela escola pública”, afirma.
LEIA MAIS: Inscritos no Enem querem prova em maio de 2021