Comitiva de Venâncio Aires em Itapema (Foto: AI Prefeitura)
Comitiva de Venâncio Aires em Itapema (Foto: AI Prefeitura)

Uma comitiva da Prefeitura de Venâncio Aires, formada pelo secretário de Governança e Gestão, Tiago Quintana, pelo secretário de Educação, Emerson Elói Henrique, pela coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Juliane Niedermayer, pela coordenadora do Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies), Viviane Oliveira, e pelo engenheiro civil da pasta, Alexandre de Bortoli, esteve nas cidades de Itapema e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, entre a segunda, 17, e a terça-feira, 18, para conhecer as instalações e o funcionamento do Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, referência no atendimento à crianças com TEA, e conhecer a Casa do Autista, local com o maior jardim neurossensorial da América Latina.

As visitas técnicas integram o processo de construção do projeto do novo Cies do município, que contempla um espaço específico e estruturado para o atendimento de crianças autistas. O novo Cies está previsto no Plano de Governo da atual administração e foi oficialmente incorporado ao Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, reforçando o compromisso do município em ampliar e qualificar o atendimento integrado entre educação e saúde.

No Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em Itapema, a comitiva foi recebida pelo coordenador do espaço, Rafael Fontenelle, pela enfermeira Mariane Noschang e pela assistente social Simone Henschel Fortunato, que apresentaram a estrutura, os fluxos de atendimento e as práticas multidisciplinares desenvolvidas. O grupo venâncio-airense conheceu salas específicas para terapias, metodologias de intervenção, organização das equipes profissionais e a dinâmica diária do serviço.

Além da agenda em Itapema, a comitiva também esteve na Casa do Autista, em Balneário Camboriú, onde conheceu o maior jardim neurossensorial da América Latina. O espaço, projetado com princípios de neuroarquitetura, oferece ambientes inovadores e inclusivos voltados ao bem-estar de pessoas no Transtorno do Espectro Autista. A visita permitiu ao grupo vivenciar na prática como estímulos sensoriais controlados, presentes no jardim e nos demais ambientes terapêuticos, contribuem para a calma, interação e desenvolvimento cognitivo.

Avaliações

De acordo com o secretário de Governança e Gestão, Tiago Quintana, as visitas foram fundamentais para alinhar expectativas e identificar boas práticas que podem ser aplicadas em Venâncio Aires. “Viemos em busca de mais conhecimento. Trouxemos a equipe técnica da Secretaria de Educação que atua no Cies para realizar esse intercâmbio com os profissionais, conhecer de perto como funciona o atendimento e aprender com a experiência deles. Com certeza, levaremos muitas boas ideias para Venâncio.”, destacou.

O secretário de Educação, Emerson Elói Henrique, destacou que o espaço voltado ao autismo é uma demanda crescente e essencial para fortalecer o trabalho pedagógico no município. “Estivemos visitando os centros modelos de atendimento a pessoas com autismo. Em Venâncio Aires, já estamos planejando o novo Cies e contamos, inclusive, com uma área e financiamento aprovados para a construção. Nossa proposta é que o espaço tenha também um Centro de Atendimento ao Autista em anexo. Tenho certeza de que essa estrutura vai contribuir de forma significativa para o diagnóstico e o tratamento das nossas crianças”, salientou.

Com a visita, a equipe técnica da Secretaria de Educação e a coordenação do Cies vão sistematizar as informações coletadas para incorporá-las ao projeto arquitetônico e pedagógico do novo centro.