Proposta beneficia universidades gaúchas (Foto: AI Univates)
Proposta beneficia universidades gaúchas (Foto: AI Univates)

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) busca apoio da comunidade para garantir a aplicação da Lei Federal 12.881/2013 e da Constituição Estadual, que determinam a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios ao Ensino Superior comunitário. A efetivação da lei poderá financiar aproximadamente 11 mil bolsas de estudo integrais por ano, ampliando o acesso, a permanência e a equidade social no Ensino Superior em todas as regiões do Rio Grande do Sul.

A proposta do Comung está disponível para votação pública no Pacto RS 25 – tema do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR), promovido pela Assembleia Legislativa do RS, deste ano. A votação para apoiar o reconhecimento, regulamentação e financiamento das universidades comunitárias pode ser feita por meio do site Brasil Participativo, até o dia 26 de outubro. Para votar, é necessário realizar o login na conta gov.br. É possível participar do Pacto RS 25 votando em mais de uma proposta.

As instituições que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias são: Universidade do Vale do Taquari (Univates), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade Franciscana (UFN), Feevale, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), La Salle, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade de Passo Fundo (UPF), Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Fonte: Assessoria de Imprensa Univates