Estão definidos os 12 finalistas da segunda edição do prêmio ‘Adiante, professor’, promovido pela Folha do Mate, em parceria com o Conselho de Educadores. Os profissionais, que atuam na rede pública e privada de Venâncio Aires, terão suas histórias contadas no jornal e receberão certificados e medalhas de participação do concurso.
No dia 23 de agosto, durante a Feira do Livro, ocorre a divulgação do professor destaque, que receberá R$ 1 mil. Antes disso, ao longo do mês de julho, os educadores receberão a visita de representantes da comissão avaliadora nas escolas onde atuam.
Na primeira etapa da avaliação, foram analisadas as fichas de inscrição dos 33 participantes, nas quais os educadores falaram sobre sua trajetória, apresentaram os motivos de escolha pela profissão e explicaram como, de forma prática, buscam fazer a diferença na educação.
Entre os aspectos de destaque verificados nas inscrições estão a formação dos professores: 60,6% dos professores candidatos têm alguma especialização, além de 9,1% terem mestrado. Presidente do Conselho Municipal de Educação e uma das avaliadoras do prêmio, a professora aposentada Solange Ehlers afirma que, assim como no ano passado, o concurso recebeu histórias muito positivas. “Se destacam aqueles educadores que realmente contaram, no formulário de inscrição, o que fazem no dia a dia na escola.”
Também integrante da comissão avaliadora, a gerente da unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo, afirma que é sempre inspirador e motivador conhecer a história de professores que buscam fazer a diferença nas escolas onde atuam. “Ainda acredito muito na educação e fico grata de participar deste projeto. É um prêmio que incentiva os professores e mostra que eles são os protagonistas da educação.”
Além de Diane e Solange, integram o grupo de avaliadores a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Júlia Elisabete Barden; a professora Luci Krämer, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); e a jornalista Juliana Bencke, da Folha do Mate.
SAIBA MAIS
– A categoria com maior número de inscritos foi a Ensino Fundamental – anos finais, com dez participantes.
– Com exceção das categorias EJA e Educação especial, que têm apenas um finalista, as demais tiveram dois professores selecionados para a final.
– Profissionais das redes municipal, estadual e privada de ensino participaram do prêmio, incluindo escolas dos bairros e do interior de Venâncio Aires.
– O prêmio ‘Adiante, professor’ é promovido pela Folha do Mate e tem o apoio da Unisc, Univates, EmagreSee e do Colégio Gaspar Silveira Martins. O concurso integra as ações do Compromisso pela Educação, desenvolvido pela Folha do Mate desde outubro de 2017.
Finalistas
Categoria Professor Escola de referência
Educação Infantil – até 3 anos
Isabel Cristina Poletti Escola Municipal de Educação Infantil Frederico Reinaldo Closs
Laureci Teresinha Rodrigues Escola Municipal de Educação Infantil Infância Feliz
Educação Infantil – 4 e 5 anos
Bianca Campos da Silva Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig
Luiza de Fátima Lazzaretti Escola Municipal de Educação Infantil Aloisius Paulino Algayer
Ensino Fundamental – anos iniciais
Gabriela Vedoy Flores Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer
Karine Wessling Escola Estadual de Ensino Fundamental Brígida do Nascimento
Ensino Fundamental – anos finais
Fernanda Saldanha Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer
Pamella Tucunduva da Silva Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer
Ensino Médio
Larissa Harres Zucchelli Bittencourt Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas
Rafaela Aline Wenzel Colégio Gaspar Silveira Martins
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Bruna de Quadros Etges Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois Irmãos
Educação especial
Paula Cristina Fernandes Escola de Educação Especial da Apae