Conselho Tutelar registra aumento da evasão escolar no fim do ano letivo

-

No início do mês de novembro, com o retorno obrigatório dos alunos da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) nas redes pública e privada de todo o estado, a reportagem da Folha do Mate apurou que 206 alunos estavam sem comparecer às escolas para o ensino presencial, em Venâncio Aires. Contudo, com a aproximação do encerramento do ano letivo de 2021, a evasão escolar se tornou um problema ainda maior nas escolas do município.

Segundo a conselheira tutelar Aline Machado da Silva, aumentou a lista de alunos que ainda não retornaram para a sala de aula. Conforme dados atualizados na manhã desta quinta-feira, 16, em pouco mais de um mês, 106 alunos a mais passaram a integrar essa lista, chegando a 312 o número de estudantes que estão fora do ambiente escolar.

“Quando conseguimos contato com a família, argumentam que agora no fim do ano letivo não adianta retornar e outra parte, são alunos com 14, 15 anos, que não querem mais estudar. A família também não cobra e não cumpre com a obrigação de incentivar o estudo até, no mínimo, os 18 anos, por isso a evasão é tão grande.” Pelos protocolos em vigor, só podem permanecer no formato híbrido ou remoto, aqueles alunos com razões médicas comprovadas, mediante atestado.

Aline explica que o processo começa na escola, com uma intimação do educandário enviada para o Conselho Tutelar, informando a ausência daquele aluno e explicando o caso. O Conselho Tutelar entra em ação aplicando um termo de advertência e busca a solução fazendo visitas, quando se tem o endereço completo do aluno ou faz contato por ligação, quando o número está atualizado. “Tentamos fazer com que as famílias venham até o conselho para entendermos a situação e orientar”, afirma.

Se não tiver retorno positivo por parte da família, o caso é encaminhado ao Ministério Público, que procura a família e exige que o aluno volte a estudar, pelo menos, até os 18 anos. “A maioria dos nossos casos está no Ministério Público, é difícil não precisarmos recorrer a isso. O contato com as famílias é muito complicado”, lamenta Aline.

  • 312 é o número de alunos em situação de evasão escolar em Venâncio Aires. São 250 já com processo em andamento e 62 em alerta no Conselho Tutelar do município. Em pouco mais de um mês, são 106 alunos a mais que fazem parte deste número.

LEIA MAIS:

notícias educação Folha do Mate



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido