A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Venâncio Aires Ltda (Coopeva) vai firmar uma parceria com a Aprender Gestão Educacional (uma nova empresa de Venâncio), para a gestão do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos.
A informação foi confirmada com exclusividade durante o programa Terra em Uma Hora, da Terra FM 105.1, nesta quinta-feira, 17, por Fernando Barcellos da Rosa, representante da empresa, e por Engelberto Henn, presidente da Coopeva e atual gestor do Oliveira.
“Estamos celebrando um convênio de gestão e investimentos na cooperativa para reestruturação e modernização da escola”, destacou Rosa. O empresário procurou a Coopeva após saber, por uma reportagem da Folha do Mate, em março deste ano, que a cooperativa passava por dificuldades financeiras.
Segundo ele, a Aprender vai assumir a gestão administrativa e dará todo suporte para a parte pedagógica, que continuará sob responsabilidade dos atuais cooperados, contando com uma consultoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). “É importante destacar que a escola não foi vendida. Estamos fazendo uma grande cooperação com a Coopeva seguirá como mantenedora do Oliveira.” Cerca de 20 novos cooperados devem se somar aos atuais 21 integrantes da cooperativa.
Ainda conforme Rosa, será feito um investimento para melhorias na estrutura física da escola e modernização de salas de aula. Haverá, por exemplo, laboratórios de inteligência de vida (para questões socioemocionais) e maker, além de uma estrutura voltada para a tecnologia. Também será implementado um modelo de ensino moderno, mas não foram informados detalhes.
Novos alunos e volta do Ensino Médio
Atualmente, a escola tem 100 alunos, entre Educação Infantil a partir dos 3 anos e Ensino Fundamental do 1º ao 9º anos, além de turno oposto disponível para as crianças até o 6º ano da escola e a modalidade para crianças que não são estudantes do colégio.
Segundo Fernando Barcellos da Rosa, o objetivo é dobrar esse número já para o próximo ano letivo, sendo que a escola tem capacidade para 400 alunos. Outra novidade anunciada é a retomada do Ensino Médio no Oliveira e, para 2024, já deve ser oferecida turma para o 1º ano do Médio. As matrículas para o ano que vem devem ser abertas em setembro, quando também será detalhada a reestruturação do prédio e o modelo de ensino.
Feliz com o encaminhamento da parceria, o presidente da Coopeva, Engelberto Henn, não escondeu a satisfação com a possibilidade. “Estou feliz com a perspectiva de sucesso numa proposta como essa, que vem nos socorrer. Não quero que a educação mingue. Quero estar feliz olhando para esse espaço, indo de vento em popa e com sucesso, para todos que estudam e trabalham.”