O auditório da Secretaria de Educação de Venâncio Aires sediou, na última terça-feira, 16, um encontro para debater a importância de uma rede de proteção social em relação aos direitos de crianças e adolescentes.
O evento, promovido pela empresa CTA Continental, também contou com a participação de representantes de Boqueirão do Leão e Passo do Sobrado, que discutiram sobre a atuação de redes de apoio entre poder público, sociedade e comunidades rurais, combate ao abuso e exploração infantil e sobre boas práticas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Segundo a diretora executiva da CTA, Angela Fischer, a empresa propôs a capacitação porque acredita na importância daqueles que fazem parte da rede como agentes de influência positiva na vida das famílias. “Por consequência, agem pela erradicação do trabalho infantil em todas as suas formas, atuando na prevenção e remediação de problemas, através de informações e participação ativa como apoio para essas pessoas. A capacitação veio para valorizar e engrandecer o trabalho já desenvolvido, proporcionando a troca de experiências e conhecimento.”
Entre as palestrantes, esteve a socióloga e consultora em projetos sociais, Luisa Siqueira. Ela explica que um dos objetivos foi discutir os marcos culturais e regulatórios que asseguram a proteção integral de crianças e adolescentes e reforçar que o trabalho em rede é uma grande ferramenta para a consolidação do que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Neste período de pandemia, houve um aumento da violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como o aumento da pobreza e a necessidade das famílias de usarem seus filhos como mão de obra. Isso expôs as crianças a uma nova realidade perversa para seu desenvolvimento psicológico e social.”
Luisa destacou ainda que a ideia era mostrar a importância do trabalho em equipe dentro do sistema de garantia dos direitos. “O foco também é fortalecer a ideia de que nenhuma instituição social pode combater o trabalho infantil sozinha e que não cabem ações isoladas frente as necessidades das crianças que têm seus direitos violados.”
A capacitação foi realizada pela LS Consultoria ‘Por um mundo sem Trabalho Infantil’, que é integrante da coordenação do Fórum Estadual Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI-RS), e teve apoio da Prefeitura de Venâncio Aires e da Polícia Civil, através da Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA).