Divididos em grupos, respeitando medidas de prevenção à Covid-19, os alunos receberam seus diplomas nesta quarta, 3, e quinta-feira, 4. (Foto: Bráulio Matheus Staub/Alliance One)
Divididos em grupos, respeitando medidas de prevenção à Covid-19, os alunos receberam seus diplomas nesta quarta, 3, e quinta-feira, 4. (Foto: Bráulio Matheus Staub/Alliance One)

As máscaras, necessárias neste momento de pandemia, não impediram que sentimentos de alegria e gratidão ficassem estampados nos olhares dos 24 formandos que concluíram o curso de Auxiliar de Processamento de Tabaco para Pessoas com Deficiência (PCDs). Divididos em grupos, respeitando medidas de prevenção à Covid-19, os alunos receberam seus diplomas nesta quarta, 3, e quinta-feira, 4, nas instalações do Centro de Formação Profissional Senai Frederico Closs.

Oferecida pelo Senai em parceria com a Alliance One e com a China Brasil Tabacos, a iniciativa foi composta por atividades de preparação para o mercado de trabalho, além de conteúdos sobre a cadeia produtiva do tabaco. Com orgulho, Ana Paula Conceição, de 19 anos, valorizou a iniciativa. “Foi uma formação muito positiva. Conheci pessoas com quem pude compartilhar e aprender. Minha mãe trabalhou na safra da indústria e para mim é um orgulho ter esta expectativa também”, revelou a jovem.

Curso

Iniciada em outubro de 2019, a capacitação compreendeu 400 horas-aula, ministradas pela instrutora Fabiana Maurer. “Neste contexto diferente, tivemos que interromper as atividades presenciais em março de 2020, retornando em setembro, com a divisão por turmas. Todos tiveram consciência e respeitaram as medidas propostas. Isso foi primordial para o sucesso na conclusão”, enfatizou Fabiana.

LEIA MAIS: Unisc Venâncio Aires realiza segundo processo seletivo dia 18

Adriana Noll, supervisora de Recursos Humanos da Alliance One, valorizou o momento e parabenizou os participantes. A expectativa é de que profissionais oriundos do grupo possam atuar nas empresas já na safra 2021. “A dedicação dos alunos, do Senai e da equipe da Alliance One e China Brasil Tabacos foi essencial para o sucesso do curso neste período atípico. Estes alunos já entrarão no mercado de trabalho com uma maior capacidade de resiliência. Mérito deles”, destacou.

Projeto Incluir

Todos os participantes tiveram suas carteiras de trabalho assinadas e receberam remuneração, auxílio transporte e demais benefícios. Em nove anos, mais de 140 pessoas já foram capacitadas pelo curso em Venâncio Aires. A ação faz parte do Projeto Incluir, que tem o objetivo de promover a inserção social, a aprendizagem e a cooperação na Alliance One e na China Brasil Tabacos.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate