Durante o SOS Redação, realizado no auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins, na noite de segunda-feira, 28, a professora Luana Schonarth citou as cinco competências que são avaliadas pelos corretores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os erros mais comuns cometidos pelos participantes. “Redação não é só inspiração, redação é estratégia”, frisou, orientando os alunos para seguir uma ordem, linha e estrutura (introdução, desenvolvimento 1 e 2 e conclusão) na construção do texto.
Luana também apresentou os últimos temas de redação abordados entre 2014 e 2018 e fez um alerta aos estudantes indicando algumas das propostas temáticas que podem ser exigidas na próxima prova, de acordo com o contexto governamental, social e econômico do país.
“Conhecimento na área de filosofia, história e literatura potencializa as redações e é uma carta na manga na construção do texto. O detalhamento da intervenção, que deve ser apresentada no último parágrafo, também é muito importante, considerado como uma bonificação”, orienta a professora.
POSSÍVEIS TEMAS DE REDAÇÃO:
- Meio ambiente: lixo, água, má utilização dos recursos naturais, agrotóxico.
- Saúde Pública: DSTs, gravidez, alimentação, vacinação, SUS, saúde mental (ansiedade, depressão, automutilação e suicídio), expectativa de vida, saneamento básico.
- Segurança pública (violência em diferentes espaços): sistema carcerário, violência infantil, violência em rede, pirataria, discurso de ódio, pessoas desaparecidas.
- Controle parental
- Mobilidade urbana: transporte público, acessibilidade.
- Educação: evasão, analfabetismo, EAD, ensino técnico, educação financeira, ensino universitário
- Discriminação: bullying, variação linguística, índio, autista, idosos, LGBTs
- Trabalho: empreendedorismo, habilidades para a era digital, capacitação
- Pátria: cultura popular e turismo