No dia 26 de setembro, em Porto Alegre, no Centro de Eventos do Barra Shopping, ocorreu o seminário de lançamento do programa Jovem de Futuro, que será realizado em todo o Rio Grande do Sul. O projeto é feito pelo Instituto Unibanco e a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. O objetivo do programa é contribuir para o avanço da qualidade da educação gaúcha, por meio de ferramentas de melhoria na gestão educacional e escolar. O encontro abordou temas como avaliação educacional, liderança escolar, juventudes, equidade e protagonismo juvenil.
O seminário reuniu mais de 800 pessoas, entre profissionais de educação, especialistas e lideranças políticas, como o governador Eduardo Leite, a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, e o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques. De Venâncio Aires, participou a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cônego Albino Juchem (CAJ), Cláudia Neumann.
Ela explica que no evento a manifestação principal foi voltada ao trabalho de gestão nas escolas e o protagonismo dos jovens estudantes. Durante o evento, participou de uma roda de conversa com diretores mediada por Maria Julia Azevedo Gouveia, do Instituto Unibanco, e pôde compartilhar um pouco do trabalho desenvolvido no CAJ. “Pude ressaltar a participação de toda a comunidade escolar, que contribui muito nos objetivos da instituição de ensino, que é proporcionar uma educação pública de qualidade”, afirma.
A diretora destaca que na escola a participação é ativa por parte do Conselho Escolar, Círculo de Pais e Mestres (CPM) e Grêmio Estudantil, que estão presentes em todas as atividades e decisões para continuar a história como uma escola “de todos e para todos”. Sobre a participação no evento, ela enfatiza que foi gratificante ver a valorização das escolas da região. “Me sinto muito orgulhosa da caminhada que a equipe da nossa escola está fazendo, sempre pensando no estudante, buscando o desenvolvimento de todos e podendo dar continuidade à tradição e à qualidade da escola. Também deixo assim a minha marca como gestora”, comenta.
Depois do lançamento, nesta semana, a diretora participou de novo evento de formação em Porto Alegre. Até quarta-feira, 11, ela participou da Trilha de Formação Jovem de Futuro, no Hotel Continental, em Porto Alegre. Foi abordado sobre liderança escolar, juventude e gestão democrática e sobre compartilhamento de experiências.
*Com informações do Instituto Unibanco
“Foi um evento bem importante, porque como gestora da maior escola de Venâncio Aires, fui convidada a explanar um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela atual equipe gestora no CAJ.”
CLÁUDIA NEUMANN
Diretora da Escola Cônego Albino Juchem
Programa Jovem de Futuro
- Criado em 2007 e presente em outros cinco estados, além do Rio Grande do Sul, o programa tem como objetivo contribuir para a garantia da aprendizagem e para a redução das desigualdades educacionais entre os estudantes como consequência de uma gestão orientada para o avanço contínuo da educação pública. O programa disponibiliza para as escolas, regionais e órgão central das secretarias estaduais uma metodologia e instrumentos que dão suporte ao trabalho de gestão.
- Como forma de garantir coerência interna e efetividade, as ações do programa estão estruturadas em cinco eixos – governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento. Além disso, elas se articulam por meio do método Circuito de Gestão, que propicia o aprimoramento contínuo de toda a rede escolar durante o ano inteiro.
- Com a experiência, os aprendizados, os resultados acumulados desde sua criação e o engajamento dos profissionais das redes, o programa tem se consolidado e ampliado sua atuação nos estados. Etá hoje presente em mais de três mil escolas, com mais de três milhões de estudantes e tendo formado mais de 85 mil profissionais da educação. No Rio Grande do Sul, as formações começam ainda este ano e, a partir de 2024, 696 escolas da rede pública estadual vão participar do programa.
(Fonte: Instituto Unibanco)