A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) terá na próxima semana, dias 9, 10 e 11 de novembro, a eleição para reitor e vice-reitor para gestão 2022/2025. O pleito tem chapa única, formada por Rafael Frederico Henn e Andréia Rosane de Moura Valim, com o lema ‘Juntos, seguimos conectados’. Podem votar docentes; estudantes de graduação (presencial e EaD), de pós-graduação lato sensu (presencial e EaD) e de pós-graduação stricto sensu; técnicos administrativos; e associados efetivos da Assembleia Geral Comunitária da Apesc.
Nos eixos integrativos e propostas, constam ações nas áreas do conhecimento: ampliar o fluxo de informações e promover, por meio de novos canais e atualização dos existentes, processo efetivo e permanente de comunicação, escuta, diálogos, discussão, divulgação e tomada de decisão; aprendizagem: promover eventos e a criação de redes para discussão de temas relativos aos processos de ensino/aprendizagem, valorizando as potencialidades internas, visando socialização de experiências, ideias e exemplos sobre práticas didático-pedagógicas; pessoas e relações: oportunizar espaços de comunicação entre a gestão superior, técnicos, professores e alunos de forma direta e imediata, a fim de valorizar novas lideranças; valores e liderança processos: manter a capacidade de mudanças com organização, serenidade, sensibilidade e resiliência, em uma realidade complexa, de constantes e rápidas mudanças; processos: ampliar e melhorar o uso da tecnologia para aperfeiçoar os processos; tecnologia: manter a contínua atualização tecnológica em termos didáticos e científicos para qualificar o ensino, pesquisa e extensão; sustentabilidade ambiental, social e econômica: buscar novas fontes de receita, a partir de outras áreas de atuação institucional além do ensino.
Rafael Frederico Henn é administrador, engenheiro mecânico, especialista em Gestão Empresarial e mestre em Administração e Negócios. Atualmente, ocupa o cargo de vice-reitor e também é professor do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Unisc. Andréia Rosane de Moura Valim é farmacêutica, mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica e doutora em Biologia Celular e Molecular. Atualmente, é diretora de Inovação e Empreendedorismo e professora do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc.
Votação para chefe de Departamento e coordenadores de cursos e PGSS
Também na próxima semana ocorre a votação para chefe e subchefe de Departamentos; coordenador e subcoordenador de cursos de graduação; e coordenador e coordenador adjunto de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PGSS).
Para chefe de Departamento, são eleitores os docentes do Colegiado do Departamento, vinculados de modo permanente à Unisc, e a representação discente que integra o Colegiado do Departamento. Para coordenador e subcoordenador de curso, são eleitores os docentes vinculados em caráter permanente à Unisc e em exercício no curso.
Para coordenador e coordenador adjunto de PGSS, votam todos os docentes do Colegiado do Programa, vinculados à Unisc em caráter permanente, e os estudantes do Programa, regularmente matriculados.
Data e local de votação
– Dias 9 e 11 de novembro (terça e quinta-feira – das 8h30min às 21h30min – Campus Santa Cruz do Sul): votam docentes, alunos, técnicos administrativos e Assembleia Geral Comunitária da Apesc.
– Dia 10 de novembro (quarta-feira – das 18h30min às 21h30min – nos campi Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires): técnicos administrativos e alunos lotados em cada campus.
– Alunos regularmente matriculados em cursos a distância devem votar nos polos de origem: Unisc Santa Cruz do Sul; Unisc Montenegro; Unisc Venâncio Aireis; Unisc Sobradinho; Unisc Capão da Canoa.
O presidente da Comissão Eleitoral Central da Unisc, Wolmar Severo, lembra que, para votar, os eleitores devem comparecer aos locais de votação portando documento oficial de identificação com foto. “Reforçamos a todos que exerçam o seu direito de votar, pedindo a todos aqueles que estiverem habilitados a votar, para que compareçam às sessões eleitorais, com a documentação requerida e exerçam o direito do voto. Mais do que nunca, a Unisc numa condição peculiar (pandemia) elegerá seus gestores em clima singular”, ressaltou.
Mais informações sobre as eleições na Unisc podem ser conferidas no site.
Fonte: AI Unisc
LEIA MAIS: