
Venâncio Aires - A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer, de Venâncio Aires, participou pela primeira vez neste ano, da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025. Em todo o país, a competição reuniu mais de 348 mil estudantes, 19 mil educadores e 7.400 escolas. O desafio nacional buscou envolver a comunidade escolar em ações de aprendizado, inovação e sustentabilidade. Entre os premiados desta edição, estão os alunos da Capital do Chimarrão.
Os resultados finais foram divulgados no fim do mês de outubro, reconhecendo os talentos que mais se destacaram no Brasil. A Emef Alfredo Scherer conquistou 20 destaques na edição de 2025, entre medalhas de bronze e menções honrosas.

A professora Fernanda Saldanha, orientadora do grupo ambiental Mãe Terra, da escola, destaca o aprendizado proporcionado pela olimpíada. “A participação foi totalmente em EAD e os alunos se mostraram muito interessados. É uma felicidade ter premiações na nossa escola. Foram sete medalhas e 13 menções honrosas, entre estudantes do 8º e 9º ano. O resultado também é reflexo do trabalho do Grupo Ambiental Mãe Terra e do Grêmio Estudantil, que incentivaram a mobilização dos estudantes.”
SOBRE A OLIMPÍADA
A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) destinada a estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. A competição combina desafios digitais, atividades gamificadas e uma prova escrita, com o objetivo de estimular a consciência sobre consumo responsável de energia, inovação e sustentabilidade. Os melhores colocados recebem medalhas, notebooks e outros prêmios.
Alunos com destaque
Medalhas de bronze
- Antonella Haas, 9° ano
- Felipe Daniel Walter, 9° ano
- Manuela Leticia Silveira, 9° ano
- Marco Antonio Robaina Lucena, 8° ano
- Rafaela Schaefer Ferro, 9° ano
- Victor Soares Chaves, 8° ano
- Vinicius Morsch, 9° ano
Menção Honrosa
- Davi Eisermann, 9° ano
- Everton José Schonarth, 9° ano
- Fátima Aline da Silva de Oliveira, 9° ano
- Gabriel Araújo da Silveira, 8° ano
- João Victor Lersch, 9° ano
- João Vitor Lucas, 9° ano
- Juliana Ribeiro de Matos, 9° ano
- Kauã Gregory da Rosa, 9° ano
- Mateus Henrique Becker, 9° ano
- Matheus de Oliveira, 9° ano
- Samuel Fagundes, 8° ano
- Vitor Eduardo Trindade, 9° ano
- Yago Garcia da Fonseca, 9° ano