
Venâncio Aires - A rede municipal de ensino de Venâncio Aires está novamente entre as escolas reconhecidas pelo Governo do Estado, no Prêmio Alfabetiza Tchê. Na listagem divulgada nesta terça-feira, 27, estão as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) São Judas Tadeu, localizada no bairro Grão-Pará, e Alfredo Scherer, no Loteamento Eisermann. No ano passado, a escola Alfredo Scherer já havia sido premiada assim como a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cônego Albino Juchen (CAJ). A premiação tem como base os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) e o cálculo do Índice de Qualidade de Alfabetização da Escola (IQAe).
A iniciativa do Governo do Estado valoriza o desempenho das escolas públicas na alfabetização dos estudantes nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A premiação contempla as 200 instituições com melhor desempenho, também prevê incentivos e cooperação técnico-pedagógica entre escolas com melhores índices, e outras 200 com resultados menos promissores, ampliando a troca de experiências e boas práticas.
“Ficamos felizes com todo trabalho que estamos fazendo aqui no município, desde a Educação Infantil, fazendo a transição para o Ensino Fundamental. É resultado de esforços e empenho dos nossos professores, escolas e da Secretaria Municipal de Educação. Estamos contribuindo para melhorar a qualidade da educação também do nosso Estado”, comemora o secretário Émerson Eloi Henrique.
A premiação inclui o repasse de R$ 2 mil por aluno matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental no ano da avaliação. Com o IQAe de 81,18, a escola São Judas Tadeu deve receber R$ 38 mil, referente aos 19 estudantes matriculados na série no ano passado. No entanto, conforme o regulamento do programa estadual, mesmo se mantendo entre as melhores avaliadas, a escola Alfredo Scherer, que obteve de 83,53, não deve ser contemplada com os recursos, por ser o segundo ano consecutivo.
“Como articuladora do programa aqui no município fico muito feliz em ver que o trabalho está dando resultado e principalmente, garantindo que nossas crianças estejam alfabetizadas na idade certa. Esse reconhecimento motiva ainda mais a nossa rede a seguir avançando e fortalecendo o alfabetização em Venâncio Aires”, comemora a articuladora municipal do Alfabetiza Tchê, Jessica Priscila Campos da Silva.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura