Para a retomada das atividades presenciais na única Escola Municipal de Educação Infantil de Passo do Sobrado, a Pequeno Polegar, a Administração deve adotar o mesmo formato aplicado em Venâncio Aires.
Dessa forma, os 126 alunos serão divididos e, enquanto um grupo frequenta a escola, o outro terá as atividades de forma remota. Na semana seguinte, ocorre o contrário. “A tendência é fazer dessa forma, com 50% da capacidade, que é o permitido devido à pandemia”, explicou o secretário de Educação, Flúvio Kroth.
Ainda conforme o secretário, a previsão é que a retomada das atividades na Emei ocorra dia 22 de fevereiro, uma segunda-feira. Os profissionais voltam das férias nesta terça-feira, 2, e, até a data prevista das aulas, as próximas semanas serão para organização e de um levantamento sobre o interesse dos pais. Mesmo que a adesão pela volta seja baixa, Flúvio Kroth afirma que a Emei será reaberta e quem optar por deixar o filho em casa, não perderá vaga.
Emefs
Quanto à volta das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), que somam cerca de 450 alunos, ainda não há uma data confirmada. Segundo o secretário, a expectativa é por uma definição sobre o retorno da rede estadual, previsto para março, já que o transporte escolar está atrelado ao Município e ao Estado.
Dessa forma, quando a Escola Estadual Alexandrino de Alencar voltar, também devem iniciar as aulas nas Emefs Nossa Senhora da Saúde (Passo da Mangueira), Francisco Antônio de Borba Filho (Taquari Mirim), José de Anchieta (Potreiro Grande) e Nossa Senhora dos Navegantes (Rincão de Nossa Senhora).