Escolas municipais, incluindo as Emeis, não voltam em 2020 (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)
Escolas municipais, incluindo as Emeis, não voltam em 2020 (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

As mais de 1,6 mil crianças que, desde março não frequentam as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Venâncio Aires, devem retornar às atividades presenciais na primeira semana de 2021. A data em questão é uma quinta-feira, 7 de janeiro.

“Sabemos que haverá uma nova equipe na secretaria [com a eleição de Jarbas da Rosa], mas acredito que estará tudo organizado para voltar. Será a nova Administração que decidirá o formato”, informou a secretária de Educação, Alice Theis.

O formato que ela se refere é o sistema alternado das turmas, já que o ensino será híbrido, com parte na escola, parte em casa. “Enquanto não houver imunização e com a vigência dos protocolos que determinam limite de 50% da capacidade, não tem como voltar tudo dentro da escola. Nem os países desenvolvidos voltaram com 100%.”

Dessa forma, os atuais 1.643 alunos matriculados do berçário aos 5 anos nas Emeis, poderão voltar a frequentar as escolas, mas em dias ou semanas diferentes. Quanto às 400 crianças que estão na lista de espera, devem ser chamadas conforme a abertura de vaga.

Os 680 alunos das turmas de Pré A e Pré B que frequentavam as aulas em salas de cessão de uso, em outras escolas, devem voltar junto com as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), a partir da metade de fevereiro.

Acordo

Segundo Alice Theis, a decisão pelo retorno no dia 7 de janeiro foi para manter um acordo, firmado há meses, com o Sindicato dos Servidores Públicos. “Essa questão foi bastante discutida lá no início, porque os profissionais e muitos pais já tiraram suas férias de forma antecipada, portanto em janeiro estarão trabalhando.”

Emefs

De acordo com Alice Theis, entre os dias 4 e 15 de janeiro está previsto um período de recuperação e reforço para alunos com dificuldades ou que não entregaram trabalhos. Já a volta das Emefs deve ocorrer, considerando o período de férias, por volta do dia 18 de fevereiro.