Nesta primeira etapa, candidatos devem criar uma redação e responder 90 questões objetivas (Foto: Divulgação)
Nesta primeira etapa, candidatos devem criar uma redação e responder 90 questões objetivas (Foto: Divulgação)

A expectativa de milhares de brasileiros neste domingo, 9, é para a realização da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É a prova que garante oportunidades no ingresso a instituições superiores no Brasil, além de ser um dos meios para avaliar o desempenho dos estudantes.

Em Venâncio Aires, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), são 1.085 inscrições confirmadas. Desses, 424 são de concluintes do Ensino Médio. O Governo do Estado disponibilizou R$ 1,7 milhão em recursos para as escolas estaduais adquirirem kits de alimentação, com água, suco e biscoitos aos alunos que farão as provas. Os estudantes que precisarem se deslocar a outros municípios para realizar as provas terão o ressarcimento do transporte intermunicipal.

A segunda parte será no domingo, 16. Em ambas as datas, os locais de realização da prova abrem ao meio-dia e fecham os portões às 13h, com início das provas às 13h30min. Para levar o caderno de questões para casa, o estudante deve deixar o local da prova somente quando faltar 30 minutos para o fim do exame, ou seja, às 18h30min no primeiro dia e às 18h no segundo. Antes disso, a saída é liberada a partir das 15h30min, mas sem o caderno de provas.

Primeiro dia

O destaque é para a prova de redação. Os participantes terão que escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir de um tema proposto. Serão disponibilizados textos motivadores e os inscritos podem complementar com conhecimentos construídos ao longo da formação. O tema da redação será divulgado somente a partir do início da prova, e deve se encaixar entre temáticas social, científica, cultural ou política.

A partir do tema, é necessário defender um ponto de vista, citando opiniões, com introdução, meio e fim, incluindo uma proposta de intervenção social, ou seja, órgãos e programas que poderiam resolver o problema. Propostas que desrespeitem os direitos humanos – como incitação à violência e referências racistas – receberão nota zero.

Correção

Serão corrigidas as redações transcritas para a folha de redação oficial da prova do Enem. Cada redação será corrigida por dois corretores, com graduação em letras ou linguística, de forma independente, sem que uma conheça a nota atribuída pela outra. Os corretores atribuirão uma nota de 0 a 200 pontos, somando cinco competências. A soma vai compor a nota total atribuída por avaliador, que pode chegar a 1 mil pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais.

Preparação

Com a expectativa para a prova, muitos estudantes dedicam tempo para revisar os conhecimentos. Uma das dicas é realizar simulados. Entre as plataformas, o Ministério da Educação lançou o ‘MEC Enem – o Simuladão do Enem’.

O aplicativo traz simulados de questões alternativas por campo do conhecimento, correção automatizada de redação, materiais de reforço, entre vídeos e apostilas, e assistente virtual. Em outra funcionalidade, o aplicativo possibilita o envio de mensagens diretas aos usuários.

Locais de prova

  1. Para conferir os locais de prova, os inscritos devem acessar a Página do Participante e fazer login com o CPF e a senha do gov.br. As informações estão disponíveis no Cartão de Confirmação da Inscrição, documento que também apresenta o número de inscrição, o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira, dados sobre atendimento especializado (se solicitado) e os horários de aplicação.
  2. É importante que o estudante verifique o endereço do local de prova e planeje o deslocamento, considerando tempo de trajeto, transporte e possíveis imprevistos. A recomendação é chegar com antecedência mínima de uma hora do horário marcado para o fechamento dos portões.

O que levar no dia da prova

  • O participante precisará apresentar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
  • É recomendado levar o cartão de confirmação impresso, além de lanche e água em embalagem transparente.
  • A utilização de celulares e equipamentos eletrônicos é proibida durante a aplicação das provas.
  • Os pertences pessoais serão guardados em envelope fornecido pelo aplicador e lacrados até o término da prova.

Exceção

  • Três cidades paraenses não terão provas nos dias 8 e 16 de novembro. São elas: Belém, Ananindeua e Marituba.
  • Isso ocorre devido à realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, de 10 a 21 de novembro.
  • Nesses locais os candidatos farão as provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Neste domingo, 9, são 90 questões objetivas, divididas entre Linguagens e Ciências Humanas, e a redação. No próximo domingo, 16, serão mais 90 questões, entre Matemática e Ciências da Natureza.

Júnior Posselt

Repórter

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.