
Venâncio Aires - A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, no interior de Venâncio Aires, está avançando no processo de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral, ofertando também o curso técnico em Agroindústria. A proposta foi bem recepcionada pela comunidade escolar, registrando atualmente 25 alunos pré-matriculados.
O andamento do processo ocorre de forma organizada e dentro do cronograma estabelecido entre a equipe diretiva e a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Superada a fase inicial, a escola se dedica agora na confirmação das matrículas, formando a primeira turma. Segundo a diretora Flávia Tatiana Züge Johann, o diálogo com a comunidade escolar tem sido contínuo e transparente.
Valorização
A diretora do educandário do 3º distrito de Venâncio Aires menciona que a definição pelo curso técnico em Agroindústria foi uma decisão coletiva, baseada no perfil dos estudantes da região, que são, em maioria, oriundos de famílias agricultoras. Inicialmente a proposta era de oferecer o curso técnico de Planejamento e Controle de Produção, mas a mudança ocorreu para integrar ainda mais a formação à realidade dos alunos.
A qualificação busca oferecer uma oportunidade concreta de qualificação, permitindo que os jovens permaneçam nas propriedades com melhores perspectivas de desenvolvimento econômico e social. “Nosso objetivo é valorizar o jovem do interior, oferecendo uma formação que dialogue com a realidade e possibilite que ele permaneça na comunidade com mais conhecimento, autonomia e perspectivas de futuro”, destaca a diretora Flávia.
As aulas têm início previsto para o dia 17 de fevereiro de 2026. “Todos os nossos jovens têm potencial e interesse em aprender. Essa proposta chega para fortalecer sonhos e abrir novos caminhos”, conclui a diretora.
Nos próximos dias devem ser chamados os professores que vão compor o quadro do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) na escola.
Articulação
- Além da Escola Jubal, a proposta da Secretaria Estadual de Educação (CRE) era de começar o ano letivo de 2026 com mais dois educandários de Venâncio com o EMTI em funcionamento.
- Na instituição de ensino de Vila Deodoro, o processo foi aprovado pela comunidade escolar. Já na EEEM Wolfram Metzler, do bairro Bela Vista, o processo foi reprovado.