Nesta sexta-feira, 8, serão conhecidos os vencedores do projeto de empreendedorismo E-Generation, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em Venâncio Aires a representação fica por conta dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, Eduardo André Masmann, Raul da Cruz Alves, Gabriel Henrique da Silva, Ana Carolina da Silva e Alice Eduarda Schlosser, todos de 17 anos e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A professora orientadora do projeto é Simone Maria Zart, 51 anos, e o mentor da Unisc que auxiliou os alunos foi o professor Willian Araújo.
O projeto dos estudantes intitulado ‘Meu corpo pós pandemia’ tem o intuito de alertar às pessoas sobre os hábitos saudáveis perdidos durante a pandemia da Covid-19, como na alimentação e na prática de atividades físicas. Eduardo explica que o objetivo final é incentivar os hábitos saudáveis gerais e mostrar que isso influencia na socialização e no psicológico das pessoas.
Uma das ações dos estudantes foi fazer um levantamento através de formulário, respondido por 151 estudantes. Foi constatado que muitos tinham conhecimento das práticas saudáveis, mas não colocavam em prática. Após foi feito um desafio de 20 dias com cerca de 30 alunos voluntários que participaram de rodas de conversa sobre práticas saudáveis e também tiveram oficinas de exercícios e treinos físicos. Os resultados serviram de análise para o grupo, que antes de iniciarem coletaram informações de cada pessoa e ao fim, repetiram o processo. Durante o projeto, os voluntários registravam em uma caderneta todas as práticas saudáveis que faziam. Inclusive, na sexta-feira, dois deles irão junto com o grupo para a Unisc.
A professora enfatiza que o grupo tinha desde o início a ideia de trabalhar com a área da saúde e vendo as consequências de dois anos de isolamento e restrições da pandemia, decidiram pontuar o assunto de forma a aproximar das pessoas e fazer com que notem as mudanças. Ana comenta que agora estão ansiosos para apresentar o projeto e trabalham para ensaiar e ajustar os mínimos detalhes do trabalho. A apresentação do grupo será através de slides e fala.
Atividades na Unisc marcam o grande dia
Na sexta-feira, 8, os estudantes das nove escolas que participam farão a apresentação dos trabalhos. O momento terá a presença do cônsul interino do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre, Jerome Fields; e a assessora para assuntos de educação e cultura do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre, Marianne Behs, sendo que o consulado é uma entidade parceira da proposta ao lado da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Sebrae-RS.
Durante o dia, 80 estudantes e professores participam de diversas atividades na Unisc, começando por um café da manhã e depois participam de um tour pela universidade. No fim da manhã terão uma palestra no TecnoUnisc e no meio-dia, as turmas participam de um almoço com a temática americana. Pela tarde os grupos começam a apresentação dos trabalhos, no Memorial. Entre os jurados, estará o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn.
A divulgação dos vencedores ocorre às 16h30min com a entrega das premiações. Os que ficarem em primeiro lugar recebem, cada um, um celular, além de curso de inglês da Unisc e curso no Sebrae. Já a escola ganha uma Tv Smart de 65 polegadas. Os que ficarem em segundo e terceiro recebem curso de inglês na Unisc e curso no Sebrae.
*Com informações do Setor de Marketing e Comunicação da Unisc
Escolas e projetos participantes
- Escola Estadual Wolfram Metzler, Venâncio Aires: “Meu corpo pós-pandemia”
- Colégio Estadual Barro Vermelho, Rio Pardo: “Retenção das águas das chuvas no solo”
- Escola Estadual Guilherme Fischer, Vale do Sol: “Mediação e Sucessão agrícola”
- Escola Estadual Borges de Medeiros, Encruzilhada do Sul:”Coleta Consciente”
- Escola Estadual Benjamim Copetti, Sobradinho: “Projeto Esfera”
- Escola Escola Gastão Bragatti Lepage, Candelária: “Um abraço não custa nada! E aí, quer comprar?”
- Escola Estadual Alfredo José Kliemann, Santa Cruz do Sul: “Uma proposta de informar a comunidade local sobre serviços de saúde pública nos bairros Senai e Bom Jesus”
- Escola Estadual João Habekost, Rio Pardo: “Cultivando o futuro”
- Escola Estadual Pedro Nunes de Oliveira, Pantano Grande: “Turistando Pantano”