Uma palestra. Uma escola. Professores e alunos. Foi assim que tudo aconteceu. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Narciso Mariante de Campos, de Linha Tangerinas, foi uma das instituições de ensino de Venâncio Aires agraciadas com o prêmio Desafio Criativos na Escola, na categoria ‘Cidadania’, com o projeto ‘Valorizando o Cerro do Baú: uma maravilha natural de Venâncio Aires’.
Dos 315 projetos inscritos, de todas as regiões do país, a escola ficou entre as 50 premiadas. Dessa forma, receberá R$ 2 mil e investirá no projeto, para que ele tenha sequência. De todo o estado do Rio Grande do Sul, apenas outros três educandários foram contemplados. O Desafio Criativos na Escola 2021, além de ‘Cidadania’, premia nas categorias ‘Qualidade de vida’, ‘Meio ambiente’, ‘Educação’ e ‘Equidade’. O Criativos é um programa do Instituto Alana, cujo objetivo é fazer os alunos serem protagonistas de sua fromação. O prêmio está na sua 7ª edição.
O PROJETO
Em junho deste ano, as turmas de 1º ao 5º ano tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre a arte rupestre presente no Cerro do Baú, ministrada pelo proprietário do local, Marcolino Coutinho. Segundo a professora e orientadora do projeto, Priscila Wagner Pereira, os próprios alunos, mas agora, de 3º ao 5º ano, tiveram a iniciativa de ajudar Coutinho na organização e divulgação do ponto.
E, assim, o intuito da ação é poder fomentar o turismo na região, divulgando o local por meio de folders, do blog ‘Valorizando_CerrodoBaú_Ponto_Turístico‘ e de uma conta no Instagram: ‘valorizando_cerrodobau_2021’, que são planejados e elaborados pelos estudantes. A preparação começou em sala de aula e, em conjunto, eles pontuaram alguns investimentos importantes para o local, como a melhoria da estrada e iluminação.
Priscila conta que ficou sabendo do Desafio pela divulgação da assessora pedagógica da Secretaria da Educação, Fernanda Saldanha. Dessa forma, logo inscreveu o projeto e ficou no aguardo para qualquer novidade. A professora lembra que recebeu a ligação de um avaliador que, após a entrevista, pediu para conversar com um aluno que estivesse envolvido com o projeto. “Passei o número da aluna Kamili Hauptt, do 5º ano, pois sabia que ela estava bem envolvida e poderia conversar tranquilamente com ele”, afirma. Na última semana, foi realizada uma live para marcar o desafio de 2021.
PLANOS PARA 2022
Ainda conforme Priscila, com o prêmio, a intenção é investir na divulgação do projeto, para que ele cresça ainda mais. No próximo ano, a intenção da escola é fazer com que a instituição seja parte do ponto turístico como ponto de informação sobre o local. Com isso, a ideia é usar o prêmio recebido para aumentar e melhorar a divulgação do Cerro do Baú, localizado em Vila Arlindo.
“Eu tremia, pulava, gritava, fiquei muito feliz. Foi uma emoção que marcou toda a escola, principalmente os alunos que estão à frente do projeto desde o início.”
PRISCILA WAGNER PEREIRA
Professora e orientadora do projeto premiado
Emef Alfredo Scherer recebe menção honrosa
O projeto ‘Nós, estudantes protagonistas: potências inspiradoras de (trans)formação’, da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Alfredo Scherer, foi o único do estado a receber reconhecimento no Desafio Criativos da Escola 2021 com uma menção honrosa. Orientado pela professora de Artes, Fernanda Saldanha, o projeto, no início do período letivo presencial, em maio, objetivava a reativação do Grêmio Estudantil Alfredo Scherer.
Com a volta, os 17 estudantes envolvidos estiveram à frente de ações socioambientais promovidas. Durante o ano, foi realizado o Varal Solidário, um momento para doações de roupas e sapatos; troca-troca de brinquedos, na Semana da Criança; atividades em parceria com o Verde é Vida, promovido pela Afubra; e contação de história. O mesmo grupo do Grêmio Estudantil compõe o Grupo Ambiental Mãe Terra, ligado ao Verde é Vida, e faz ações ambientais ao longo do ano também.
Além do Criativos da Escola, o grupo foi premiado na Mostratec Júnior com o terceiro lugar na categoria 3, com alunos de 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Conforme Fernanda, essas atividades serviram para motivar a volta das aulas presenciais e trazer mais vida para a escola. Na próxima semana, os alunos irão se reunir para discutir as atividades a serem feitas para 2022.
“Quem participa do Grêmio Estudantil desenvolve mais autonomia e responsabilidade. E o nome do nosso projeto tem muito disso. Ele transforma e forma.”
FERNANDA SALDANHA
Professora e orientadora do projeto
LEIA MAIS