Escolas municipais elegem diretores e vices

-

Desde setembro, candidatos a diretores e vice-diretores das escolas municipais de Venâncio Aires puderam organizar as chapas para concorrer às eleições. A votação ocorreu ontem, durante todo o dia, em cada instituição de ensino do município.

A eleição foi realizada em 12 escolas de Educação Infantil e em nove escolas de Ensino Fundamental completo. A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Yolita da Cruz Portella é a única que apresentou mais de uma chapa, as demais, contaram com chapa única.

Segundo o secretário municipal da Educação, Émerson Eloi Henrique, os diretores e vice-diretores das escolas públicas municipais foram escolhidos pela comunidade escolar de cada estabelecimento de ensino, mediante votação direta, exceto nas escolas unidocentes e multisseriadas com até 60 alunos, cuja função será preenchida por indicação do prefeito, ouvindo o secretário de Educação.

Daiana Köhler, 37 anos, é professora do 2º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Duarte de Macedo e, fez questão de vir no turno oposto do trabalho para votar. “A participação de todos os professores e da comunidade escolar é muito importante. Se nós quisermos ver a escola crescer, devemos fazer a nossa parte. Nós só podemos cobrar dos representantes eleitos se participarmos da eleição”, salienta a professora, que mora no bairro Cidade Alta.

O estudante Murilo de Souza, 16 anos, também pensa o mesmo. O aluno está no 9º ano e, mesmo cursando o último ano na escola, acredita que a eleição é um meio que vai definir o rumo da escola, nos próximos três anos. “É uma oportunidade para demonstrar aquilo que penso e defendo em relação à administração escolar”, avalia.

Após a eleição dessa quarta-feira, a Comissão Eleitoral Escolar tem prazo de até 48 horas para comunicar os diretores eleitos e indicados, que serão empossados na primeira quinzena de janeiro de 2022, em solenidade na Câmara de Vereadores. A gestão dos representantes eleitos terá duração de três anos.

Processo de eleição nas escolas

  1. Após a expedição de um decreto, em 23 de setembro, foi instalada a Comissão Eleitoral Municipal, que orienta todo esse processo. Todas as atuais direções participaram de reunião com o secretário de Educação e demais setores responsáveis.
  2. Nessa oportunidade, cada escola recebeu toda documentação necessária para que pudesse dar início a todo esse processo, sendo o primeiro deles, assembleias com pais e profissionais para instalação da Comissão Eleitoral Escolar, que conduz a eleição em cada instituição.
  3. Cada Comissão Eleitoral escolar recebeu toda a documentação, acompanhada de cronograma, com etapas importantes desse processo democrático, sendo assim, os interessados em concorrer aos cargos de diretor e vice-diretor das escolas, tiveram até o dia 25 de outubro para realizar a sua inscrição, entregando uma série de documentos necessários para concorrer ao cargo.
  4. As chapas foram homologadas no dia 27 de outubro, em todas as escolas com mais de 60 alunos.
  5. No período de 3 a 8 de novembro, os candidatos puderam apresentar suas propostas à comunidade escolar, realizar debates e fazer sua propaganda eleitoral.

LEIA MAIS:

notícias educação Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido