Na próxima semana, o estudante do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) campus de Venâncio Aires, Guilherme Johann Reckziegel Nunes, 23 anos, embarcará em uma nova aventura. Até o dia 8 de janeiro, o jovem acadêmico estará no Canadá para um intercâmbio.
O estudante, que já atua na área como desenvolvedor web full stack, explica que ficou sabendo da oportunidade por um e-mail recebido pelo Departamento de Assuntos Internacionais (DAI) com o edital do programa. Após uma classificação pelo coeficiente de rendimento (índice de desempenho acadêmico), Guilherme foi selecionado em primeiro lugar para a Bolsa de Mobilidade Estudantil Internacional do programa canadense Emerging Leaders in the Americas Program (Elap), para estudar na Concordia University of Edmonton (CUE).
Ele diz que, no edital local, foram cinco inscritos, mas pelo Brasil estarão indo pelo programa ELAP mais de 100 estudantes, com motivos, destinos e períodos variados. O período de estudos será de quatro meses – de 1º de setembro até 22 de dezembro -, mas o estudante se programou para antecipar a ida e estender o retorno para melhor se organizar e explorar as demais oportunidades do intercâmbio. O embarque de Guilherme será na próxima terça-feira, 22.
Em solo canadense, o graduando fará uma disciplina da universidade relacionada à fala em público, com o objetivo de melhorar a comunicação, e outras quatro disciplinas da área de Tecnologia da Informação, ligadas ao seu curso. Ao chegar no Canadá, também receberá uma bolsa que deve suprir os seus custos, inclusive os de documentação que teve antes da viagem, como visto e passagens.
Sobre as expectativas, o estudante imagina que será uma experiência única, com a chance de conhecer novas pessoas, aprender sobre a cultura local, estudar em um formato diferente e visitar pontos turísticos. “Espero aprender e poder retornar à comunidade muito do que estarei recebendo com esta oportunidade”, destaca.
Guilherme já é aluno do IFSul há muitos anos, inicialmente no curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, quando se formou em 2018. Agora, desde março de 2022, no curso superior de Análise de Desenvolvimento de Sistemas. A previsão da conclusão é para o próximo ano, a depender da estrutura após o intercâmbio.