
Venâncio Aires - Um grupo de estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires estará, em dezembro, na Universidade de São Paulo (USP) para a sexta e última etapa da 1ª Olimpíada Científica Ecoinovar. O evento tem como temática central ‘Ideias e soluções que transformam o futuro’ e a etapa final ocorre entre os dias 1º e 4 de dezembro.
Os jovens do curso técnico integrado em Comércio Davi Daniel Raupp, Nicole Kohls, Oriana Alejandra Lopez Carvajal, Louise Schirmann Pereira e o professor e orientador Jean Marcos da Silva vão apresentar um projeto no 27º Encontro Internacional Sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Emgema).
O projeto tem como objetivo desenvolver um agente de inteligência artificial que vai analisar se as práticas de sustentabilidade que as empresas costumam divulgar tem ou não impactos concretos. O Engema será realizado na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (Feausp).
Para ajudar nos custos da viagem, o grupo realiza um Pix solidário. Quem quiser ajudar pode enviar qualquer valor para a chave 000.106.162-33, no nome de Jean Marcos da Silva.
Segundo o professor Jean Marcos da Silva, os alunos já venceram cinco etapas da olimpíada e estão, agora, entre as cinco equipes finalistas. Nas etapas anteriores, eles cumpriram uma série de desafios, como desenvolver uma ação socioambiental em uma comunidade local. “Nossos estudantes fizeram um workshop na comunidade Tabalar, que fica ao lado do campus”, relembra o Silva.
As equipes vencedores vão ganhar certificados e uma bolsa mensal por 12 meses, pagas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Estamos felizes, pois é um grupo de estudantes da nossa primeira turma de Comércio. Somos os únicos do IFSul a chegarem entre os finalistas”, comemora o professor.
Saiba mais sobre a Olimpíada em São Paulo
- A Olimpíada Científica Ecoinovar é um movimento que busca explorar as temáticas da inovação e da sustentabilidade com estudantes dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e privadas de todo o país.
- O evento promove a articulação entre os diferentes níveis de ensino no Brasil – superior, médio e fundamental – aproximando a universidade da comunidade escolar e contribuindo para a intAegração entre os diversos estágios da formação educacional.