Entidade divulgou os detalhes do projeto (Imagem: AI Fiergs)
Entidade divulgou os detalhes do projeto (Imagem: AI Fiergs)

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Claudio Bier, anunciou a construção de um novo Complexo Educacional do Sesi-RS em Santa Cruz do Sul. Com investimento de R$ 33 milhões, o espaço contará com 5.580 metros quadrados e capacidade para atender mais de mil alunos. O complexo oferecerá Educação Infantil, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e contraturno tecnológico. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, 23, durante a realização do projeto Rota Fiergs no Vale do Rio Pardo. O espaço deve ser instalado no bairro Arroio Grande.

“Esta nova escola simboliza a crença dos industriais gaúchos no poder transformador da educação de qualidade. Assim, o Sistema Fiergs está construindo hoje a indústria do amanhã”, destacou Bier. A previsão do início das atividades no complexo educacional é fevereiro de 2027. A escola de Educação Infantil e o contraturno tecnológico, que hoje funcionam na área central da cidade, serão transferidos para o novo espaço.

O Ensino Médio deve contar com 350 vagas, destinadas prioritariamente a filhos de trabalhadores da indústria, que contam com bolsas e subsídios. Em caso de disponibilidade, também são oferecidas ao público geral. A iniciativa conta com o apoio da prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Metodologias de ensino

As escolas Sesi de Ensino Médio adotam metodologia de ensino inovadora com educação em tempo integral e foco no desenvolvimento de competências e habilidades. O aprendizado ocorre por meio de pesquisa, trabalho colaborativo e uso de tecnologias, incluindo robótica educacional. A proposta pedagógica é sociointeracionista, com abordagem interdisciplinar e contextualizada no mundo do trabalho, preparando os estudantes para universidade, cursos técnicos ou empreendedorismo.

Já em relação ao Contraturno Tecnológico e Educação Infantil, se busca promover a formação integral dos alunos, com metodologia inovadora e foco no desenvolvimento de competências tecnológicas. O Contraturno Tecnológico é destinado a estudantes de 6 a 14 anos matriculados em escolas regulares, oferecendo atividades complementares no turno oposto ao da educação formal.

O programa desenvolve competências em robótica, programação, ciências e tecnologia por meio de metodologia “mão na massa”, estimulando o pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas. As crianças participam de projetos práticos que incluem montagem de robôs, desenvolvimento de jogos digitais e experimentos científicos.

Já a Educação Infantil do Sesi-RS está estruturada em Campos de Experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, assegurando os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fiergs