
Venâncio Aires - O fim de ano letivo carrega, por si só, um forte simbolismo dentro das escolas. É o momento em que estudantes concluem mais uma etapa da vida escolar após meses de dedicação, aprendizado e desafios, abrindo espaço para um período de descanso antes do início de um novo ciclo. A esse contexto se somam as celebrações de fim de ano, como Natal e Ano-Novo, e que intensificam sentimentos de encerramento, pertencimento e renovação que marcam esse período.

Trata-se de um período de celebrações que não costuma passar em branco nas escolas de Venâncio Aires, que apostam em atividades diferenciadas para marcar o encerramento do ano letivo e fortalecer a relação com a comunidade escolar.
Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bela Vista, do bairro Bela Vista, a programação deste ano incluiu a primeira Caminhada Luminosa promovida pela instituição de ensino, que ocorreu no último dia 5, ao entardecer, com a participação de alunos, famílias, professores e funcionários. A atividade contou com o apoio da Rádio Terra FM. Ao longo da semana, a escola também recebeu o Coral Infantojuvenil Venâncio em Canto e promoveu a chegada do Papai Noel, com a entrega de presentes.
“A caminhada foi um evento de aproximação com toda a comunidade, fortalecendo vínculos, celebração de conquistas e proporcionando momentos de reflexão e agradecimento do que foi compartilhado no ano de 2025”, afirma a diretora Juliana Lorenson. Ela destaca ainda a participação das famílias e o impacto no entorno da escola, com a distribuição de mudas de árvores durante o percurso, o que contribuiu para “construir um clima de pertencimento e motivação na comunidade”.
“SIGNIFICADO COLETIVO”
No Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, as ações ocorreram ao longo de dezembro e envolveram diferentes etapas de ensino. Entre as atividades estiveram a Festa de Natal, com apresentações dos estudantes e participação das famílias, a apresentação do Coral Venâncio em Canto e momentos de reflexão sobre o ano letivo. Também houve a entrega das avaliações e das certificações dos alunos destaque na Prova Edros – sistema de avaliação do Sistema de Ensino Poliedro, aplicado nacionalmente em escolas parceiras.
Outro destaque foi o Acampamento Noturno, que reuniu alunos do 6º ano ao Ensino Médio. A programação incluiu ainda atividades lúdico-pedagógicas, passeios, jogos educativos, circuitos motores e desafios em grupo, voltados à interação entre as turmas.
Para a professora Luana Jacobsen, coordenadora da Educação Infantil e Anos Iniciais, o encerramento do ano letivo tem um significado coletivo. “Estes momentos se mostram importantes porque nos colocam na perspectiva de avaliar o caminho trilhado ao longo do ano e nos inserem na perspectiva de um novo recomeço”, ressalta. Ela também observa que a participação da comunidade escolar tem se fortalecido, refletindo em maior integração entre escola e famílias e em um ambiente escolar mais alinhado ao longo do ano.