Gaspar 70 anos: Comunidade Evangélica e escola em sintonia

-

A parceria da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana e do Colégio Gaspar da Silveira Martins existe desde o início da instituição. A escola é mantida pela mantenedora, a Associação Escolar Colégio Gaspar da Silveira Martins, que conta com membros da Comunidade Evangélica na diretoria. Os integrantes do conselho participam das aprovações de investimentos no educandário, bem como questões relacionadas ao dia a dia da vida escolar.

Presidente da Comunidade desde 2020, Luciano Storch afirma que a integração é muito boa. Ele acompanhou o crescimento da instituição nos últimos anos. Devido à falta de um refeitório para comportar o aumento do número de alunos, por cinco anos, a escola utilizou o Centro Evangélico para servir as refeições aos estudantes. “É uma escola que se destacou muito nos últimos anos, principalmente pela qualidade do ensino”, reforça.

O pastor Jair Luiz Holzschuh também acompanha de perto as atividades do colégio. Entre os trabalhos pastorais, há atribuições como assistir a comunidade escolar em suas necessidades espirituais, com meditações e mensagens em situações e datas importantes para o colégio e para o Luteranismo, tais como o Dia da Reforma, formatura das turmas e formação dos profissionais da equipe. “As meditações realizadas na Igreja com as turmas aproximam a comunidade escolar da comunidade religiosa”, afirma. A direção do colégio também participa das programações da comunidade.

CULTURA

O pastor salienta que a questão cultural é algo que se destaca na escola. Segundo ele, a cultura composta por danças, música e o canto coral identificam a Comunidade Evangélica e lhe dá identidade, pois por meio disso é possível expressar a fé cristã de confissão luterana e exercitar a vida comunidade. “Costumes e tradições que enaltecem a vida e o cuidado pela sua preservação são incumbências que recebemos do próprio Jesus”, acrescenta.

Holzschuh destaca que o Colégio Gaspar, sob muitos aspectos, é referência de inovação e empreendedorismo. É possível perceber isso na vanguarda de valores culturais como a música, dança e teatro. “Percebemos o cuidado com que a vida de cada estudante e sua família é tratado pela escola. Muitos músicos que tocam nas celebrações são alunos egressos do Colégio Gaspar. A busca por integrar a família de estudantes em atividades da escola também é uma marca”, conclui.

“Uma escola transformadora só existe com a participação e o comprometimento de todas as partes envolvidas: famílias, comunidade e escola. Educação de qualidade se torna realidade quando este for o foco e a prioridade das partes envolvidas e isso é a marca do Colégio Gaspar.”

JAIR LUIZ HOLZSCHUH – Pastor da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido