A tarde de terça-feira, 21, foi reservada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para a solenidade de posse da nova reitora da instituição. Os professores Rafael Frederico Henn e Andréia Rosane de Moura Valim foram empossados como reitor e vice-reitora da universidade para um mandato que segue até 2025. O ato ocorreu no Auditório Central e contou com a presença de professores, familiares dos novos reitores, representantes de entidades e lideranças municipais e regionais.
Em seu discurso, Henn destacou a Unisc como uma universidade comunitária e empreendedora, que consolidou um ensino com pesquisa e extensão de qualidade. O novo reitor enfatizou que as mudanças ainda serão diárias no planejamento e que está preparado para o futuro. “Vamos agir de forma integrada, eficiente e transparente. Hoje começa uma nova fase da Unisc”.
O novo reitor citou que a Unisc hoje é uma das melhores universidades comunitárias do país, mesmo com períodos difíceis com a crise econômica e alterações nos regramentos do Fies que restringiram o financiamento para muitos alunos. “Vejo a reitoria como uma oportunidade de melhorar e crescer. Somos otimistas nas melhorias e verdadeiramente comunitários.”
Também tomaram posse os pró-reitores, a chefe de gabinete do reitor, chefes e subchefes de departamento e coordenadores e subcoordenadores dos curso de graduação, mestrado e doutorado. Estiveram presentes autoridades de Venâncio Aires, como o prefeito Jarbas da Rosa, vice-prefeita Izaura Landim, o secretário municipal de Educação, Émerson Eloi Henrique e o ex-prefeito e secretário interino de Obras e Habitação do Rio Grande do Sul, Giovane Wickert.
Projeção
Ontem, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, Henn também falou das projeções para sua gestão. Uma das metas é tornar a Unisc uma universidade cada vez mais próxima da comunidade, trabalho que envolverá, além do campus sede, os campi de Venâncio Aires, Sobradinho, Montenegro e Capão da Canoa.
O novo reitor destacou a relevância do campus de Venâncio Aires, pelo grande número de alunos na universidade, localização próxima de Santa Cruz do Sul e por estar no meio dos Vales do Rio Pardo e Taquari. “Tenho um carinho especialmente por também ser morador de Venâncio Aires.”
Segundo ele, a intenção é ampliar os trabalhos da universidade com a Prefeitura de Venâncio. “Já temos dois projetos saindo do papel, a Incubadora Tecnológica, com obras sendo finalizadas e a residência médica na área da Medicina da Família e comunidade”, afirma. O processo de residência já está com edital aberto e a procura foi grande. Serão duas vagas disponíveis para Venâncio, quando dois alunos formados farão a residência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) acompanhados por profissionais da Unisc.
Outros projetos, segundo Henn, também são discutidos, entre eles, a educação de forma ampla, com ajuda para que profissionais fora do mercado de trabalho possam se capacitar com cursos técnicos e após ingressarem no Ensino Superior. “A educação dentro da universidade não é só Educação Superior, a educação é em todos os sentidos e nosso objetivo é ajudar as pessoas através dela.”
Mandato
No discurso de despedida, após oito anos de atuação como reitora, a professora Carmen Lúcia de Lima Helfer destacou a reinvenção pedagógica, uma marca do seu mandato. “Mudar era preciso e necessário, com respeito às ideias e espaço para expressá-las. Funcionou da melhor forma e mantivemos a essência da Unisc”. Carmen agradeceu a ajuda de todos que lhe auxiliaram neste trajeto e desejou sucesso aos novos reitores. “Confio na nova gestão para eu continuar atuando com louvor no ensino. Uma nova universidade está nascendo, com grandes mudanças. Temos o futuro nas mãos.”
Ela reafirmou a gestão firme que esteve liderando, com determinação na renovação do ensino em todos os formatos. “Hoje deixo uma Unisc com perspectiva de futuro, apesar dos tempos difíceis”, comentou Carmen, que agora voltará a atuar como professora na instituição e é ainda a presidente da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc).
- Rafael e Andréia foram eleitos no dia 11 de novembro, com aprovação de 96,42% dos votos. Eles assumem oficialmente a reitoria no primeiro dia útil de 2022, dia 3 de janeiro. O processo democrático da Unisc acontece há 35 anos. Há 59 anos a Unisc oferece Ensino Superior de qualidade e são 28 anos de universidade.
“Queremos estar mais próximos de toda comunidade em que atuamos. A excelência estará presente em todas as ações que faremos. Juntos seguimos conectados, juntos somos Unisc.”
RAFAEL HENN
Reitor da Unisc
Chapa
• Também integram a chapa eleita os professores Dorivaldo Brites de Oliveira, do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação (pró-reitor de Administração); e Rolf Fredi Molz, do Departamento Engenharias, Arquitetura e Computação (pró-reitor Acadêmico).
LEIA MAIS:
