Desde o dia 16, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires está com uma novidade na lista de cursos ofertados. A partir do próximo ano, a instituição terá a primeira graduação presencial do campus, o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A informação foi confirmada pelo diretor-geral do campus, Geovane Griesang, durante o painel Gente & Negócios, promovido pela Folha do Mate e Terra FM, na noite de terça-feira, 27.
Griesang explica que o curso foi projetado dentro do Programa Pedagógico de Cursos (PPC) e aprovado pela Câmara de Ensino e Conselho Superior, na metade do mês. Ele destaca que a formação será a segunda de toda rede IFSul que terá atividades de extensão já inclusas no currículo. “Vamos servir de base para todos os outros cursos já existentes que terão que se adaptar”, completa.
A graduação será focada no desenvolvimento e análise de programações, direcionado para quem quer se tornar um analista de programação e engenheiro de software. “Isso também não impede que o graduado atue em outras áreas da informática”, explica Griesang. A graduação terá duração de três anos, contando com seis semestres.
Continuação
Griensag enfatiza a importância do curso no campus para dar continuação ao curso técnico integrado em Informática que já é ofertado na instituição. “Os alunos formados no técnico poderão se aperfeiçoar com a graduação. Serão novos conhecimentos”, afirma. Porém, o diretor-geral ainda explica que a graduação foi pensada para que aquelas pessoas que não são formadas com o técnico do campus também possam ser contempladas no curso.
Com a pandemia, Griesang destaca que a área foi ainda mais evidenciada e que possui muito espaço para profissionais qualificados.
“A informática já não é mais uma área do futuro, mas, sim, do presente.”
GEOVANE GRIESANG
Diretor-geral do IFSul de Venâncio Aires
Cursos de graduação EAD
Além da graduação presencial que será ofertada pela primeira vez em 2022/1, o IFSul Venâncio Aires também oferece dois cursos de graduação on-line em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). São eles: Licenciatura Pedagógica e Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados.
LEIA MAIS: