IFSul terá recursos para se manter até o fim deste ano

-

Depois de o Ministério da Educação anunciar o descontingenciamento de recursos, a direção do campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires faz as contas. Os recursos, de forma oficial, ainda não chegaram à Pró-reitoria de Administração e de Planejamento do instituto. Contudo, pelas estimativas apresentadas, a equipe afirma que será possível manter as atividades em cada unidade.

De acordo com o diretor-geral do IFSul Venâncio Aires, Cristian Oliveira da Conceição, com o valor liberado é possível manter o prioritário. Conceição diz que por meio do descontingenciamento evitam-se demissões de profissionais terceirizados, como da área de segurança, limpeza e assistência técnica em laboratórios.

O restante dos recursos cobrirão despesas de custeio como gastos com água, energia elétrica e aquisição de materiais de consumo. “Embora o valor anunciado esteja longe do ideal, já é possível nos mantermos até dezembro”, informa.

Para conseguir chegar também no ‘azul’ em dezembro, foi necessário cancelar a 8ª Mostra Venâncio-Airense de Cultura e Inovação (Movaci), que seria realizada neste semestre e teve o início das aulas da primeira graduação do campus adiada – que a exemplo dos cursos técnicos também será totalmente gratuita.

LEIA MAIS: Ministério da Educação anuncia desbloqueio de R$ 2 bilhões

PARALISAÇÕES

Duas paralisações foram promovidas para chamar atenção do Governo Federal. Na primeira quinzena de agosto, foi realizado um dia de paralisação, a partir de assembleia do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Os mais de 80 servidores, entre técnicos e docentes, não trabalharam em nenhum dos turnos do dia 13.

Já no dia 25 de setembro foi realizado o ‘IFSul mostra a sua cara’. Mais de 400 pessoas participaram de mostras e oficinas. O dia, apesar de reflexivo, envolveu escolas locais, tanto da cidade, quanto do interior.

RECURSOS 

  • O Ministério da Educação destinou nesta semana 58% dos recursos desbloqueados para recompor o orçamento das universidades e institutos federais. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Do total desbloqueado no MEC, as universidades e institutos receberão nos próximos dias R$ 1,156 bilhão. Conforme o Ministério da Educação, os demais recursos serão destinados à educação básica, concessão de bolsas de pós-graduação e realização de exames educacionais.

 

VESTIBULAR 

Está aberto, até o dia 21 de outubro, o prazo de pré-inscrição para o vestibular de verão 2020 do IFSul. Os cursos subsequentes oferecidos localmente são os técnicos em Eletromecânica e de Refrigeração e Climatização. Já na modalidade integrada são oferecidos os técnicos em Informática e de Refrigeração e Climatização.

Para realizar a pré-inscrição no integrado, o estudante deve ter feito o ensino fundamental para cursar, então, o técnico, enquanto cursa o ensino médio na instituição. Já a modalidade subsequente serve para o candidato que já possui o ensino médio e gostaria de cursar apenas o técnico.

De 22 a 31 de outubro é o prazo para os candidatos confirmarem suas inscrições. Sem essa etapa concluída, os inscritos não podem realizar a prova marcada para 24 de novembro. O edital com as informações pode ser acessado no site.

LEIA MAIS: ‘IFSul mostra a sua cara’ reúne mais de 400 alunos

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido