Professor Fernando, aluna Andria e diretor Geovane, estiveram em Brasília (Foto: Arquivo pessoal)
Professor Fernando, aluna Andria e diretor Geovane, estiveram em Brasília (Foto: Arquivo pessoal)

Venâncio Aires - O projeto ‘Práticas de Acessibilidade: Inclusão de Pessoas com Deficiência’, das alunas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires, Andria Eduarda Renz, Évelin Denise Santos Oliveira e Mariana Vogt, integrou, entre os dias 7 e 9 de outubro, a programação da 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília.

Ao todo, foram 12 projetos de 12 campi do IFSul em todo o estado. Representando o campus da Capital do Chimarrão, viajaram à Brasília o diretor-geral Geovane Griesang, o professor e coordenador do projeto Fernando Luís Hermann e uma das alunas, Andria Eduarda Renz.

O projeto, que também está classificado para a Mostratec (marcada para os dias 27 a 31 de outubro em Novo Hamburgo), investiga e socializa práticas de acessibilidade (com destaque para recursos tecnológicos, como placas em braile, mapa tátil e uma ‘skin’ da assistente virtual Alexa) para promover a inclusão e a participação de pessoas com deficiência na educação profissional e tecnológica. Também fazem parte do projeto como colaboradores Janete Inês Müller e Gelson Luis Peter Corrêa.

Andria é a representante do grupo responsável pelo projeto na capital brasileira (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo Griesang, participar do evento é muito importante, pois é uma atividade de nível nacional, com trabalhos de todos os institutos federais do país. “Para demonstrar o que estamos produzindo na instituição e também conhecer o trabalho que está sendo feito nos outros campi”, destaca o diretor.

Projeto

Desenvolvido no campus Venâncio Aires, o projeto já garantiu a identificação em braile de todas as salas da instituição, instalou um programa desenvolvido na Alexa (assistente virtual) para auxiliar na localização dentro do campus – a Alexa foi posicionada na recepção do IFSul Venâncio. Ainda está em desenvolvimento um mapa tátil para ser instalado em diversos pontos do campus.

Visitas

Além disso, o diretor-geral do IFSul Venâncio também aproveitou os dias em Brasília para visitar o Congresso Nacional: Senado e Câmara dos Deputados. O objetivo foi conversar com deputados e agradecer emendas que foram destinadas para a instituição, explicar como os recursos foram utilizados e mostrar o trabalho que é realizado no campus Venâncio.

“É um evento de repercussão nacional e Venâncio Aires estar aqui nos dá muita visibilidade e também faz com que a gente possa verificar o que tem de tecnologia sendo desenvolvida de forma nacional.”

GEOVANE GRIESANG

Diretor-geral do IFSul Venâncio Aires

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.