Um dos projetos que está em andamento na área da educação é a construção da quadra esportiva coberta na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga, em Mato Leitão. O trabalho no local está sendo executado pela empresa Invicta Construtora, vencedora da licitação pública com o valor de R$ 320,5 mil.
O projeto prevê a edificação de uma área total de 450 metros quadrados, o que garantirá a ampliação do espaço utilizado pela instituição de ensino, especialmente no que diz respeito à recreação e ao lazer dos 185 alunos que frequentam o educandário. A quadra também contará com uma sala multiuso e sanitários.
A diretora da Emei Vó Olga, Betina Alice Henz da Cunha, relata que a construção dessa quadra era um sonho de muitos anos. De acordo com ela, o projeto já estava pronto desde 2017. “Essa obra será muito importante, porque apesar de a escola ser grande, os espaços já estão ficando pequenos, principalmente nos dias de chuva”, comenta.
Segundo Betina, o espaço fechado que a escola tem hoje comporta apenas uma turma de alunos. “Quando chove muito, principalmente no inverno, ficar dentro da sala de aula, para a criança, é complicado. Por isso, acabávamos procurando recurso do ginásio da Seubv”, compartilha. Além disso, ela destaca que essa quadra será relevante para a realização de atividades de recreação.
Outro ponto mencionado por ela como positivo em relação à construção desse novo espaço é o uso dele para reuniões com as famílias e para realização de eventos da escola, como a formatura do nível 6, o Dia da Família, a festa de São João e a de Natal. “Quando precisávamos fazer a reunião de pais, ou alugávamos a Seubv ou usávamos o espaço do Colégio Poncho Verde. Alguns eventos que eram feitos na escola, como o Dia da Família, era cada turma dentro da sua sala, não conseguíamos unir todas. Também tiveram alguns anos que a festa de Natal foi na rua, na frente da escola, mas aí dependíamos da questão da chuva. Agora, vamos ter esse local que vai nos ajudar bastante nesse sentido”, ressalta.
A quadra esportiva coberta será usada por todas as turmas da Emei Vó Olga, que atende crianças do nível 1 ao nível 6. Em algumas ocasiões, o espaço também será utilizado pelos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn, que está localizada nas proximidades da instituição de educação infantil. A diretora ainda explica que a sala multiuso construída junto à quadra será usada como um ateliê para a realização de oficinas de arte e contação de história.
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura