
Estudantes que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 podem fazer a solicitação a partir de hoje, 14, até 25 de abril. O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login único do portal de serviços do governo federal, o Gov.br.
Para solicitar a isenção, os candidatos deverão informar o número do CPF e a data de nascimento, dados que devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concederá a gratuidade a diversos grupos de estudantes, conforme previsto no edital do exame.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê a gratuidade para:
- Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025), em qualquer modalidade de ensino (regular ou educação de jovens e adultos – EJA);
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Estudantes com renda mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 2.277, em 2025);
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com registro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.
- Participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).
Os candidatos que tiveram a gratuidade da taxa de inscrição no Enem 2024, mas não compareceram a um ou dois dias de provas, e desejam participar da edição de 2025 gratuitamente, deverão justificar a ausência no mesmo prazo da solicitação de isenção. A justificativa deve ser feita na Página do Participante, não sendo aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por responsáveis.
O Inep divulgará os resultados das solicitações de isenção e das justificativas de ausência em 12 de maio. O período de recursos será de 12 a 16 de maio, com resultado divulgado em 22 de maio. As inscrições para o Enem 2025 serão abertas após a divulgação do resultado dos recursos.
*Com informações da Agência Brasil
Artigo gerado com IA, revisado e editado por Manoela Carvalho