Com a temática ‘O futuro da educação: como a inteligência artificial vai mudar a forma como aprendemos’, ocorreu no sábado, 17, o Encontro Regional do Oratória nas Escolas da JCI, em Arvorezinha. Entre os participantes, estavam os representantes de Venâncio Aires – Isadora Ortiz Barden, da Escola Cônego Albino Juchem (CAJ), e Victor Matheus Coutinho, da Escola Frida Reckziegel – e de Mato Leitão, Quéren Assis Kroth, da Escola Santo Antônio de Pádua.
No encontro, a venâncio-airense Isadora Ortiz Barden, de 17 anos, moradora do bairro Aviação e aluna do 3º ano do Ensino Médio do CAJ, foi a vencedora da etapa na sua categoria. O próximo passo da jovem é participar da Final Nacional, que ocorrerá na Convenção Nacional JCI Brasil 2024, no município de Maravilha, em Santa Catarina, entre os dias 11 e 13 de outubro.
Conforme o coordenador do Oratória nas Escolas da JCI Venâncio Aires, Félix Severo, o projeto alcançou seus objetivos e superou as expectativas. “Conseguimos expandir a capacitação para mais alunos, incluir Mato Leitão e ter um grande número de estudantes participando da Final Local, além de termos uma venâncio-airense campeã no sábado na categoria Ensino Médio”, ressalta.
Ele avalia que o projeto Oratória nas Escolas tem grande importância para a comunidade escolar na Capital do Chimarrão. “Mesmo com todas as adversidades que enfrentamos nos últimos meses devido às enchentes no Rio Grande do Sul, fico feliz por termos conseguido realizar um excelente projeto. Ele tem o potencial de transformar a vida dos alunos. Agora, vamos em busca do título nacional”, argumenta.
![](https://cdn.folhadomate.com/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-07-23-at-14.40.14-1-768x1024.jpeg)
De acordo com Isadora Barden, que frequentou a escola Caj desde o pré, o educandário é um dos responsável pelo seu destaque na oratória. “Desde que tudo começou, da pessoa que eu sou hoje, das coisas que eu passei e eu acredito que é muito por conta disso, pelas pessoas que estiveram ao meu redor durante esse trajetória”, recorda. No sábado, durante a etapa Regional, ela estava acompanhada pela irmã Katiélen e pela diretora Cláudia Neumann.
Isadora Barden ressalta o sentimento de coragem que deve ter com uma responsabilidade de representar o município, sua escola onde estudou desde muito pequena e também a JCI da Capital do Chimarrão. “É preciso ter muita coragem para subir em cima de um palco, para estar lá em um momento de julgamento, de pessoas te olhando e realmente querer, também é preciso conversar com as pessoas, passar o que a gente sente”, comenta.
“Participar de tudo isso é muito incrível, é uma situação totalmente hipnotizante, é algo que eu gosto muito. Então, levar o nome de Venâncio com algo que eu amo fazer, é um sentimento de dever cumprido, de coragem, de alegria e de vontade de fazer diferente, na vida de outras pessoas também”, afirma.
“Levar o nome de Venâncio Aires para um concurso nacional de oratória é muito importante. É um sentimento de dever cumprido, de pertencimento a algum local e perceber que sou reconhecida pelo que faço”
Isadora Ortiz Barden
Saiba mais
• A etapa local do Oratória nas Escolas ocorreu no dia 16 de julho, no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (CAJ), e contou com a participação de 16 educandários do Ensino Fundamental e Médio de Venâncio Aires e Mato Leitão.
![](https://cdn.folhadomate.com/wp-content/uploads/2024/07/campeoes-768x1024.jpeg)