São muitos projetos e objetivos em mente, mas a nova secretária de Educação de Venâncio Aires entende que um dos maiores desafios neste ano, na rede municipal, está relacionado ao anos finais do ensino fundamental.
Segundo Alice Theis, é a partir do 6º ano que muitos adolescentes, por questões inerentes à própria idade, podem perder parte do interesse em aprender. Por isso, a ideia é ir ao encontro do que está cada vez mais enraizado nas gerações mais novas: o uso da tecnologia.
Associar isso ao estudo, se dará, na prática, com ajuda de kits de robótica. “Alguns desenvolvem tantos outros gostos que, às vezes, o estudo fica um pouco de lado. Isso é um desafio posto, de motivá-los a continuar a aprender. Como eles adoram tecnologia e têm facilidade em tudo que se relaciona a isso, vamos adequar esses desejos à sala de aula”, explicou Alice.
PROJETO
Para implementar o projeto, inicialmente será em meio às aulas de Matemática, já que foram os professores dessas disciplinas que passaram por uma capacitação em 2019, após uma parceria com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).
Foi o IF, aliás, quem sugeriu os modelos de kits que poderiam ser os mais adequados. “Já está orçado e deve girar em torno de R$ 35 mil o custo total de até 10 kits”, revelou a secretária de Educação. Conforme Alice Theis, o dinheiro para comprar os equipamentos sairá de recursos próprios da Prefeitura.
Se confirmada a compra dessa quantidade de kits, seria um por escola de ensino fundamental (Emef). “Também ainda não definimos se eles ficarão nas próprias escolas ou na secretaria e usados por agendamento. Depende do que os próprios professores sugerirem.”
DIDÁTICA
De acordo com Alice Theis, os kits funcionam como um sistema de montagem, que pode ser associado a um software de computador, no qual o aluno aprende a programar por meio de jogos e exercícios matemáticos. É raciocínio lógico, Geometria, ângulos e outras composições para além da teoria.
COORDENAÇÃO
- Ainda se ambientando à nova rotina como secretária, Alice Theis antecipou à reportagem que, nesta semana, haverá uma reunião para alinhar os próximos passos do setor pedagógico da pasta.
- Com ela assumindo a Educação, a nova coordenadora pedagógica do Município será Greici Maria Eugênio de Mattos, que era responsável pelos projetos dos anos finais do ensino fundamental.
- Na coordenação do Departamento de Recursos Humanos, assumirá Andréia Cassuli. Ela substitui Márcia Büchner, que optou por voltar à sala de aula.
- Como coordenadora da Educação Infantil, segue Claura Stecker.