
Ex-alunos, pais e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, que teve as atividades encerradas no final de 2024, agora têm um documento físico para relembrar parte da história do educandário. Foi lançado na última semana o livro ‘A Vida da Escola São os Alunos: Histórias e Memórias da Escola Estadual Mariante’, da professora e historiadora Rafaela Limberger, que conta a trajetória da escola a partir de entrevistas com professores, alunos, funcionários, pais e direção.
No sábado, 30 de agosto, a obra foi apresentada na Casa de Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul, com a presença dos estudantes que participaram da criação. A tarde também contou com sessão de autógrafos e respostas ao público presente.
Já na manhã da última quarta-feira, 3, a Escola Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova, distrito do interior de Venâncio Aires e vizinho de Vila Mariante, recebeu a professora Rafaela Limberger para o lançamento e divulgação do livro. Os alunos da Escola Mariante foram transferidos para a Adelina após o encerramento da instituição.
A cerimônia contou com a presença do responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, além da ex-diretora da Adelina, Adriana Jantsch, e pela diretora Ionice Tica. O evento foi marcado pela emoção durante a apresentação do projeto.

Ao final do encontro, Rafaela entregou edições do livro à Escola Adelina e membros da comunidade de Vila Mariante. “Reforçando o compromisso com a valorização da educação, da história local e do protagonismo estudantil mesmo diante das adversidades”, completa.
Na quinta-feira, 4, acompanhada de uma das autoras da obra, Letícia da Silva, e de representantes da 6ª CRE, a pesquisadora foi recebida pela secretária de Educação do Estado, Raquel Teixeira, em Porto Alegre, e entregou um exemplar da obra.
Saiba mais sobre o livro da Escola Mariante
• O projeto foi desenvolvido inicialmente em sala de aula, com sete estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Adelina (ex-estudantes do Mariante). Produzido pela editora Pimenta Cultural, de São Paulo, a obra conta com 183 páginas e foi realizada a partir de aprovação em edital cultural em Santa Cruz do Sul, quando recebeu R$ 15 mil da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secult) na categoria Literatura.
• A obra, organizada pela pesquisadora e professora Rafaela Limberger, foi construída em parceria com sete estudantes do terceiro ano do ensino médio em 2024: Eduardo Brandão da Rosa, Fabiano Júnior Reckziegel da Conceição, Gabriele Milena Junges, Igor Ivan Pacheco de Araujo, Kauã Lucas Drunn, Luana Eduarda Schmitt da Silva e Thauan de Paula Fonseca.
É possível acessar o e-book do livro de forma gratuita por meio do link hwww.pimentacultural.com/livro/vida-escola-alunos/. Além disso, a obra também estará disponível com exemplares na Escola Adelina Isabela Konzen.
 
											 
			
		 
			
		 
						 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		