Evento reuniu cerca de 350 pessoas e contou com homenagens (Foto: Divulgação/Efasc)
Evento reuniu cerca de 350 pessoas e contou com homenagens (Foto: Divulgação/Efasc)

Na noite de ontem, 3, o auditório da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) recebeu cerca de 350 pessoas para comemorar os 17 anos da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), 16 anos da Efasc e para o lançamento do livro “A Pedagogia da Alternância como Estratégia de Desenvolvimento Regional: A EFA de Santa Cruz do Sul”. A obra traz a história da instituição e foi escrita pelo professor da instituição João Paulo Reis Costa, ganhador do prêmio Vale/Capes de melhor dissertação de mestrado do Brasil, em 2013, pesquisa que agora vira livro.

Com a presença das famílias, dos estudantes, parceiros, egressos e convidados, os sócio-fundadores da Agefa receberam uma homenagem pelo serviço prestado ao longo do tempo e, em especial, por fundarem a mantenedora da Efasc em 25 de julho de 2008, o que viabilizou a implementação da escola e a manutenção até hoje. Os sócios-fundadores estiveram representados pelo primeiro presidente da Agefa, Mário Kuntz, o tesoureiro, José Carlos Lago, e o vice-presidente, Jair Nietsche. “Foram muitas reuniões e muito convencimento de parceiros para viabilizar essa escola, mas todo esse esforço vale a pena e essa noite mostra isso”, disse Kuntz.

O livro registra o processo de fundação da Agefa e a implementação da Efasc até a formatura da primeira turma em dezembro de 2011. Durante o evento, o autor destacou a relevância da Efasc no contexto regional e a importância da pesquisa e agora livro para registrar a construção coletiva de que é feita a Efasc. Ao fim do evento, a obra foi comercializada e autografada por Costa.

Fonte: Efasc