Na última semana, a Prefeitura realizou a quinta entrega dos kits de alimentação, que seriam destinados à merenda escolar, se as aulas estivessem acontecendo. A ação, que teve início em abril, ocorre mensalmente e deve continuar até as aulas voltarem ao normal, o que ainda não tem data prevista. Segundo o levantamento do Município, em média, são beneficiadas 90 famílias por mês, distribuídas por todas localidades, tanto da área central como da área rural.
Conforme a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Júlia Grasiela Theisen, a maioria das famílias foi indicada pelas escolas. “Cada escola mandou uma lista com nomes de famílias que poderiam precisar, fizemos contatos com todas e grande parte pediu o auxílio.” Mas algumas pessoas procuraram a secretaria para obter os alimentos. “Todos que procuraram ajuda receberam o kit, se não tinha para aquele mês, ficava na lista da próxima entrega”, comenta.
Em junho, foram implementos ao kit alimentos da agricultura familiar, que também estariam disponíveis na merenda escolar. “Foi importante para ajudar os agricultores que tinham plantado e as famílias que recebem”, explica Júlia.
Os kits de alimentos contam com pepino, aipim, laranja, beterraba, alface, rúcula, repolho, arroz, feijão, açúcar, leite, ovos, massa, farinha, achocolatado e sal, entre outros. “Tentamos sempre colocar frutas e saladas da época e também alimentos necessários como arroz, feijão e massa. É um kit muito bom para quem ganha”, salienta a secretária.