Jovens acompanharam ‘em peso’ a premiação
(Foto: Leonardo Pereira)
Jovens acompanharam ‘em peso’ a premiação (Foto: Leonardo Pereira)

Com muita comemoração, foi finalizada na tarde desta sexta-feira, 19, a 9ª edição da Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires. O evento retornou após ter sido cancelado em 2024 e contou com mais de mil pessoas, entre estudantes, professores e comunidade, nos três dias de realização.

Neste ano, a mostra teve o maior número de inscritos da história, com 209 projetos. Foram 20 na categoria do Ensino Fundamental 1, 42 no Ensino Fundamental 2 e 147 na categoria Ensino Médio, Técnico e Superior. Os alunos foram premiados em três destaques por área, sendo 11 áreas ao total e, no Ensino Médio, o grande destaque ficou por conta de uma vaga para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).

O objetivo do evento foi incentivar a produção científica, tecnológica e cultural, além de estimular estudantes e professores na realização de projetos de iniciação científica, inovação tecnológica, capacitação de projetos e promoção de momentos de troca de experiências ou saberes entre alunos e docentes das diversas áreas do conhecimento.

Cerimônia de encerramento também contou com a emoção dos participantes (Foto: Leonardo Pereira)

Diretor do IFSul de Venâncio Aires, Geovane Griesang comemora os resultados desta edição, que superou as expectativas. “Ficamos muito felizes. Recebemos pessoas de Charqueadas, Santana do Livramento, Lajeado e outros municípios. Tivemos também atividades para quem veio para apenas visitar”, afirma.

Segundo ele, mais de mil pessoas visitaram o campus nos três dias de Movaci. “A movimentação em nosso campus foi grande. Agora, ficamos na expectativa para a 10ª edição, no ano que vem”, destaca.

Sentimento

O coordenador da Movaci 2025, Jean Marcos da Silva, diz que o sentimento, ao final da Movaci, é de alívio, por ter conseguido proporcionar que a mostra acontecesse. “Agora, estamos muito felizes e com esse desejo para que a próximo siga mantendo esse alto nível.”

De acordo com Da Silva, os projetos tinham muita qualidade e foram avaliados previamente por uma banca especializada e, depois, outros dois avaliadores passaram em cada projeto para analisá-los.

Na Mostratec

• Nesta edição, o IFSul Venâncio garantiu apenas uma vaga na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), para a categoria Ensino Médio. As premiadas foram Mariana Vogt, de 17 anos, Andria Eduarda Renz, de 19 anos, e Évelin Denise dos Santos Oliveira, de 18 anos, com o projeto Prática de acessibilidade: Inclusão de pessoas com deficiência, do IFSul Venâncio.

Trio de meninas representará o IFSul na Mostratec (Foto: Leonardo Pereira)

• Segundo Mariana, o projeto tem o objetivo de realizar práticas de acessibilidade que possam auxiliar a vida de pessoas com deficiência. O trio já apresenta resultados práticos no campus, foram instaladas placas em Braille em todas as portas, uma Eco Show (as famosas Alexas) na recepção do campus, que auxilia também a localização espacial do campus. “E estamos trabalhando para produzir um mapa tátil que ficará também na recepção do campus”, acrescenta.

• Elas consideram a conquista como uma grande oportunidade. “É a minha segunda Movaci, mas a primeira apresentando, então é uma honra levar o projeto para além do campus. Nós duas estamos no último ano, então foi uma oportunidade muito grande”, destaca Andria. Já Évelin diz que esta foi a sua primeira apresentação da mostra e tem um sabor especial.

Vencedores do prêmio Luciano, uma novidade desta edição (Foto: Leonardo Pereira)

Novidade para a Movaci 2025, o Prêmio Luciano, em alusão ao professor Luciano Porto de Lima, foi dedicado aos alunos do curso de Refrigeração e Climatização que fizerem trabalhos relacionados a eficiência energética. Os vencedores foram Ana Júlia Sanmartin, Eduarda Ferreira, Gelson Luis Peter Corrêa, Cristian Oliveira da Conceição e Anderson Antônio de Araújo, com o projeto RecuperAÇÃO: cuidando do meio ambiente e das famílias atingidas pelas enchentes através do conserto de eletrodomésticos.

Confira os vencedores em:

https://drive.google.com/file/d/1pIaPM6Dn3tdBS8ncP92rwV1clqEWbKnp/view?usp=sharing

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.