
Com muita comemoração, foi finalizada na tarde desta sexta-feira, 19, a 9ª edição da Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires. O evento retornou após ter sido cancelado em 2024 e contou com mais de mil pessoas, entre estudantes, professores e comunidade, nos três dias de realização.
Neste ano, a mostra teve o maior número de inscritos da história, com 209 projetos. Foram 20 na categoria do Ensino Fundamental 1, 42 no Ensino Fundamental 2 e 147 na categoria Ensino Médio, Técnico e Superior. Os alunos foram premiados em três destaques por área, sendo 11 áreas ao total e, no Ensino Médio, o grande destaque ficou por conta de uma vaga para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).
O objetivo do evento foi incentivar a produção científica, tecnológica e cultural, além de estimular estudantes e professores na realização de projetos de iniciação científica, inovação tecnológica, capacitação de projetos e promoção de momentos de troca de experiências ou saberes entre alunos e docentes das diversas áreas do conhecimento.

Diretor do IFSul de Venâncio Aires, Geovane Griesang comemora os resultados desta edição, que superou as expectativas. “Ficamos muito felizes. Recebemos pessoas de Charqueadas, Santana do Livramento, Lajeado e outros municípios. Tivemos também atividades para quem veio para apenas visitar”, afirma.
Segundo ele, mais de mil pessoas visitaram o campus nos três dias de Movaci. “A movimentação em nosso campus foi grande. Agora, ficamos na expectativa para a 10ª edição, no ano que vem”, destaca.
Sentimento
O coordenador da Movaci 2025, Jean Marcos da Silva, diz que o sentimento, ao final da Movaci, é de alívio, por ter conseguido proporcionar que a mostra acontecesse. “Agora, estamos muito felizes e com esse desejo para que a próximo siga mantendo esse alto nível.”
De acordo com Da Silva, os projetos tinham muita qualidade e foram avaliados previamente por uma banca especializada e, depois, outros dois avaliadores passaram em cada projeto para analisá-los.
Na Mostratec
• Nesta edição, o IFSul Venâncio garantiu apenas uma vaga na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), para a categoria Ensino Médio. As premiadas foram Mariana Vogt, de 17 anos, Andria Eduarda Renz, de 19 anos, e Évelin Denise dos Santos Oliveira, de 18 anos, com o projeto Prática de acessibilidade: Inclusão de pessoas com deficiência, do IFSul Venâncio.

• Segundo Mariana, o projeto tem o objetivo de realizar práticas de acessibilidade que possam auxiliar a vida de pessoas com deficiência. O trio já apresenta resultados práticos no campus, foram instaladas placas em Braille em todas as portas, uma Eco Show (as famosas Alexas) na recepção do campus, que auxilia também a localização espacial do campus. “E estamos trabalhando para produzir um mapa tátil que ficará também na recepção do campus”, acrescenta.
• Elas consideram a conquista como uma grande oportunidade. “É a minha segunda Movaci, mas a primeira apresentando, então é uma honra levar o projeto para além do campus. Nós duas estamos no último ano, então foi uma oportunidade muito grande”, destaca Andria. Já Évelin diz que esta foi a sua primeira apresentação da mostra e tem um sabor especial.

Novidade para a Movaci 2025, o Prêmio Luciano, em alusão ao professor Luciano Porto de Lima, foi dedicado aos alunos do curso de Refrigeração e Climatização que fizerem trabalhos relacionados a eficiência energética. Os vencedores foram Ana Júlia Sanmartin, Eduarda Ferreira, Gelson Luis Peter Corrêa, Cristian Oliveira da Conceição e Anderson Antônio de Araújo, com o projeto RecuperAÇÃO: cuidando do meio ambiente e das famílias atingidas pelas enchentes através do conserto de eletrodomésticos.
Confira os vencedores em:
https://drive.google.com/file/d/1pIaPM6Dn3tdBS8ncP92rwV1clqEWbKnp/view?usp=sharing