
O campus Venâncio Aires do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) já respira os ares da inovação, ciência, tecnologia e cultura. Começou ontem e segue até sexta-feira, 19, a 9ª Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci), com o maior número de inscritos da história, com 209. São 20 na categoria do Ensino Fundamental 1, 42 no Ensino Fundamental 2 e 147 na categoria Ensino Médio, Técnico e Superior.
O objetivo do evento é incentivar a produção científica, tecnológica e cultural, além de estimular estudantes e professores na realização de projetos de iniciação científica, inovação tecnológica, capacitação de projetos e promoção de momentos de troca de experiências ou saberes entre alunos e docentes das diversas áreas do conhecimento.
Diretor do IFSul de Venâncio Aires, Geovane Griesang destacou que, apesar do momento de luto em que o educandário passa, em decorrência da morte do aluno Arthur Ferreira, de 18 anos, no último domingo, 14, as atividades foram mantidas. “Decidimos retornar, já com a Movaci, porque a escola é local de união, acolhimento e interação, importante para juntarmos forças”, disse, em entrevista ao programa jornalística Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM na quarta-feira, 17.
Além disso, ele confirmou que o auditório da instituição, que passou por reformas no piso e no foro, está pronto e também será palco da Movaci.
Expectativa
O coordenador da Movaci 2025, Jean Marcos da Silva, comemorou o número de projetos inscritos e afirmou que a organização iniciou em março, para que o evento seja uma referência para receber a comunidade e os alunos. “Estão todos convidados para as oficinas e palestras.”
Segundo ele, o evento tem se tornado cada vez mais regional e até estadual, não apenas de Venâncio Aires. Da Silva explicou que, ao todo, os alunos serão premiados em três destaques por área, sendo 11 áreas ao total e, no Ensino Médio, o grande destaque fica por conta de uma vaga para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).
Novidade
Novidade para a Movaci 2025, o Prêmio Luciano, em alusão ao professor Luciano Porto de Lima, é dedicado aos alunos do curso de Refrigeração e Climatização que fizerem trabalhos relacionados a eficiência energética.