
Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - Na noite de quinta-feira, 11, foi realizada mais uma formatura do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) Mário Quintana, que funciona junto à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Vinte e um apenados concluíram o Ensino Médio e receberam diplomas das mãos da diretora da escola, Mariela de Borba.
A solenidade contou com a presença dos professores do Neeja, direção e segurança da casa prisional, autoridades, convidados e familiares dos formandos. A chefe da Divisão de Educação da Polícia Penal, Carolina Di Geórgia Beck, teceu elogios à diretora Mariela, mencionando que não viu em nenhuma outra cadeia do Estado, um modelo de formatura como o da Peva. “Vocês estão de parabéns. Isso aqui não existe em nenhum outro lugar”, resumiu.
Após a solenidade, os formandos receberam diplomas, um mino da paraninfa, professora Estela Ferreira, e tiveram um momento com seus familiares. Um coquetel foi servido para marcar a formatura da turma. Cada formando ganhou e usou uma camiseta onde estava estampado o lema da turma: “Somos seres em formação”. Segundo a diretora do Neeja, agora são 340 apenados que concluíram o Ensino Médio.
Compuseram a mesa principal, além da diretora Mariela, o delegado da 8° Região Penitenciária Regional, Bruno Carlos Pereira; o diretor da Peva, Daniel Portella; o presidente do Conselho da Comunidade, empresário Flávio Bienert; a professora Joice Battisti Gasen, representando a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE); a chefe da Divisão da Educação, Carolina Di Giorgio Beck; e coordenadora Técnica da 8° DPR, Maiara Dorneles Minuzzi.