Mostra Polo em Venâncio ocorreu nos dias 15 e 22 de agosto, no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cônego Albino Juchem (Foto: Camila Ribeiro Menotti/Divulgação)
Mostra Polo em Venâncio ocorreu nos dias 15 e 22 de agosto, no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cônego Albino Juchem (Foto: Camila Ribeiro Menotti/Divulgação)

Com ênfase em sustentabilidade, tecnologia e inovação, a VIII Mostra Científica da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) terá a participação de nove projetos desenvolvidos em escolas venâncio-airenses e outros três da microrregião. A classificação foi divulgada na semana passada e destaca iniciativas selecionadas após as Mostras Polo – que reuniram 387 projetos – e foram promovidas em 10 cidades, abrangendo todas escolas da rede estadual de ensino dos 18 municípios da área de atuação da Coordenadoria.

As propostas selecionadas têm foco no meio ambiente e em práticas sustentáveis. A pauta segue o tema ‘Rumo à COP 30: Criando caminhos para a sustentabilidade’, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Nas avaliações, foram observados itens usados nas pesquisas e utilização de materiais recicláveis em maquetes.

A responsável pela área de projetos da 6ª CRE, Graziela Lazzari, considera que os resultados dos projetos científicos representam o esforço conjunto de alunos, professores e escolas, no sentido de estimular a curiosidade, o pensamento investigativo e a busca de soluções inovadoras para problemas reais.

“Os projetos escolhidos destacaram-se por sua originalidade, pela adequação ao tema proposto, pela clareza na apresentação, pela viabilidade de execução e pelo conhecimento demonstrado pelos alunos em relação ao assunto investigado. Cada trabalho representa não apenas um exercício escolar, mas uma oportunidade de desenvolver autonomia intelectual, protagonismo juvenil e compromisso social”, destaca.

Segundo a CRE, a etapa regional terá a participação total de 70 projetos escolares e ocorre nesta terça-feira, 9, em Santa Cruz do Sul. Do total, sete terão a oportunidade de se apresentar na 3ª Mostra Científica Estadual, que ocorre em novembro, em Porto Alegre, reunindo as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Projetos

Venâncio Aires

  • Mãos que criam, corações que sentem – EEEM Monte das Tabocas
  • Ventilador portátil – EEEF São Luiz
  • Buscando soluções para os resíduos plásticos – EEEF Léo João Frolich
  • Joaninhas pequenas ajudantes – EEEF Leontina
  • A importância do xadrez, desenvolvendo habilidades para a vida – EEEF Cristiano Bencke
  • Sementes de histórias: Leitura compartilhada para pequenos leitores em Português e Espanhol – EEEF Brígida Nascimento
  • Casas sustentáveis: habitar com consciência – EEEF Zilda de Brito Pereira
  • Revitalização do pomar escolar – EEEM Sebastião Jubal Junqueira
  • Sustentabilidade esporte – EEEM Adelina Isabela Konzen

Mato Leitão

  • A trilha do amigo emplumado: Desvendando o mundo oculto dos buracos e seus habitantes – Colégio Poncho Verde

Passo do Sobrado

  • Terrário na escola – EEEM Alexandrino de Alencar

Vale Verde

  • Produção de defensivos naturais com sustentabilidade – EEEM Curupaiti
Júnior Posselt

Repórter

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.