Quase 11 anos depois da interdição, reforma do ginásio da escola Adelina, de Vila Estância Nova, em Venâncio Aires, está pronta.
Agora sim, é para valer. Tem bola rolando, tem correria e tem aquela gritaria feliz, características comuns de um ginásio de escola. Ginásio que, finalmente, volta a fazer parte da realidade da Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova, em Venâncio Aires.
Depois de quase 11 anos de interdição, a reforma do Ginásio Esportivo e Recreativo Adelina (Gera) está pronta e o espaço já está em uso pela comunidade escolar. Os primeiros toques de vôlei, os primeiros dribles de futsal e a primeira ‘queimada’ (brincadeira também conhecida como ‘caçador’) foram praticados na terça-feira, 1º, para alegria dos estudantes e dos professores de Educação Física, Guilherme Arenhardt e Alef Oliveira. “É um sentimento de muita alegria, porque foram muitos anos de improviso, na rua ou na sala de aula. E hoje temos a estrutura e condições de poder fazer um trabalho mais elaborado, para poder até levar a escola a conquistar outros patamares em competições coletivas. Para os alunos e para escola, é muito positivo. Para toda comunidade, só o fato de colocar o pé aqui dentro, é uma alegria. É histórico para a escola”, definiu Oliveira.
“É gratificante”, afirma diretora da escola Adelina
A diretora Ionice Dornelles Ferreira Tica foi ao encontro das palavras do professor. “Depois de tanta luta, de tanta espera, termos nosso ginásio em condições, é maravilhoso. Ver todos os alunos jogando, se divertindo, tendo as aulas de Educação Física num lugar adequado, é gratificante”, destacou Ionice, que está no primeiro ano do mandato como diretora, mas trabalha na Adelina desde 2002, quando ingressou como professora de Matemática.
Inauguração oficial
A ‘inauguração’ do ginásio ocorreu no último sábado, 27 junho, quando toda a comunidade escolar participou da festa junina da Adelina. Mas, se tratando de uma obra importante para o próprio Estado, deve acontecer uma inauguração oficial, com a presença de autoridades, ainda sem data definida. Além de convidar prefeito, vereadores e representantes da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a diretora Ionice Tica disse que já há confirmação da presença da secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira.
Relembre
O ginásio estava interditado desde outubro de 2014, quando foi constatado risco de utilização e necessidade de um estudo de solo para descobrir se seria válida a reforma. Com paredes com rachaduras, tijolos desgastados e partes destelhadas, acabou fechado. Assim, a Educação Física passou a ser realizada no pátio e, nos dias de chuva, de forma improvisada em salas de aula.
Além de não poder realizar atividades físicas no ginásio, a escola vinha improvisando nos eventos maiores, como festas em datas comemorativas, formaturas e palestras. Nesses casos, a Adelina contou com a parceria da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, para uso do salão da comunidade.
Investimentos no ginásio da escola Adelina
A reforma do Gera demandou um investimento de R$ 666 mil. O recurso foi parte do Estado e parte de uma parceria com o Movimento União BR, organização sem fins lucrativos. A assinatura do contrato de reforma ocorreu em junho de 2023. Na época, a obra estava orçada em R$ 326,8 mil e foi anunciada dentro do pacote do programa Lição de Casa, do Governo do Estado.
A reforma contemplou a troca completa da parte elétrica e das telhas, a reconstrução da parede dos fundos, um piso novo (em concreto com fibras), além de obras na estrutura interna do anexo, que abrange cozinha, vestiários e sala de jogos. A cor externa do ginásio, antes azul, não foi mantida. Agora segue um padrão estadual e foi pintado de cinza e vermelho.