Alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental fizeram as primeiras atividades no ginásio na terça-feira, 1º (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)
Alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental fizeram as primeiras atividades no ginásio na terça-feira, 1º (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Quase 11 anos depois da interdição, reforma do ginásio da escola Adelina, de Vila Estância Nova, em Venâncio Aires, está pronta.

Agora sim, é para valer. Tem bola rolando, tem correria e tem aquela gritaria feliz, características comuns de um ginásio de escola. Ginásio que, finalmente, volta a fazer parte da realidade da Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova, em Venâncio Aires.

Depois de quase 11 anos de interdição, a reforma do Ginásio Esportivo e Recreativo Adelina (Gera) está pronta e o espaço já está em uso pela comunidade escolar. Os primeiros toques de vôlei, os primeiros dribles de futsal e a primeira ‘queimada’ (brincadeira também conhecida como ‘caçador’) foram praticados na terça-feira, 1º, para alegria dos estudantes e dos professores de Educação Física, Guilherme Arenhardt e Alef Oliveira. “É um sentimento de muita alegria, porque foram muitos anos de improviso, na rua ou na sala de aula. E hoje temos a estrutura e condições de poder fazer um trabalho mais elaborado, para poder até levar a escola a conquistar outros patamares em competições coletivas. Para os alunos e para escola, é muito positivo. Para toda comunidade, só o fato de colocar o pé aqui dentro, é uma alegria. É histórico para a escola”, definiu Oliveira.

Foto: Débora Kist/Folha do Mate

“É gratificante”, afirma diretora da escola Adelina

A diretora Ionice Dornelles Ferreira Tica foi ao encontro das palavras do professor. “Depois de tanta luta, de tanta espera, termos nosso ginásio em condições, é maravilhoso. Ver todos os alunos jogando, se divertindo, tendo as aulas de Educação Física num lugar adequado, é gratificante”, destacou Ionice, que está no primeiro ano do mandato como diretora, mas trabalha na Adelina desde 2002, quando ingressou como professora de Matemática.

Professor Guilherme Arenhardt com os alunos do Ensino Fundamental (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)
Diretora Ionice Tica: “Ver todos os alunos jogando, se divertindo, tendo as aulas de Educação Física num lugar adequado, é gratificante.” (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Inauguração oficial

A ‘inauguração’ do ginásio ocorreu no último sábado, 27 junho, quando toda a comunidade escolar participou da festa junina da Adelina. Mas, se tratando de uma obra importante para o próprio Estado, deve acontecer uma inauguração oficial, com a presença de autoridades, ainda sem data definida. Além de convidar prefeito, vereadores e representantes da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a diretora Ionice Tica disse que já há confirmação da presença da secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira.

Relembre

O ginásio estava interditado desde outubro de 2014, quando foi constatado risco de utilização e necessidade de um estudo de solo para descobrir se seria válida a reforma. Com paredes com rachaduras, tijolos desgastados e partes destelhadas, acabou fechado. Assim, a Educação Física passou a ser realizada no pátio e, nos dias de chuva, de forma improvisada em salas de aula.

Além de não poder realizar atividades físicas no ginásio, a escola vinha improvisando nos eventos maiores, como festas em datas comemorativas, formaturas e palestras. Nesses casos, a Adelina contou com a parceria da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, para uso do salão da comunidade.

Antes da reforma do ginásio, agora nas cores cinza e vermelha, alunos usavam quadra de areia (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Investimentos no ginásio da escola Adelina

A reforma do Gera demandou um investimento de R$ 666 mil. O recurso foi parte do Estado e parte de uma parceria com o Movimento União BR, organização sem fins lucrativos. A assinatura do contrato de reforma ocorreu em junho de 2023. Na época, a obra estava orçada em R$ 326,8 mil e foi anunciada dentro do pacote do programa Lição de Casa, do Governo do Estado.

A reforma contemplou a troca completa da parte elétrica e das telhas, a reconstrução da parede dos fundos, um piso novo (em concreto com fibras), além de obras na estrutura interna do anexo, que abrange cozinha, vestiários e sala de jogos. A cor externa do ginásio, antes azul, não foi mantida. Agora segue um padrão estadual e foi pintado de cinza e vermelho.