
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, anunciou nesta terça-feira, 30, durante encontro com as direções de escolas, um pacote de medidas voltadas à valorização dos professores e ao fortalecimento da estrutura de segurança da rede pública municipal. Através do projeto Valoriza Mestre, mais de R$ 5 milhões serão investidos nos próximos meses na aquisição de um notebook para cada professor, além de importantes reforços na segurança, assistência e infraestrutura escolar.
No total, serão adquiridos 530 computadores pessoais, com investimento de R$ 3 milhões, garantindo que cada professor, supervisor e orientador da rede municipal tenha acesso a um equipamento próprio para potencializar o trabalho pedagógico. “Com o avanço que tivemos, garantindo um terço de hora atividade aos profissionais, instrumentalizá-los com tecnologia para esse trabalho também é fundamental”, destaca o secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique.
Serviço de psicologia escolar e assistência social para ampliar o suporte às equipes e estudantes e o reforço na segurança das instituições de ensino foram outras frentes anunciadas neste no pacote. Para isso, a Prefeitura está contratando serviço de portaria nas sete Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) urbanas e nas 14 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Além disso, toda a rede receberá sistema de alarme com monitoramento 24h, botão antipânico e câmeras em todas as salas de aula e ambientes escolares, garantindo segurança para professores, pais e alunos.
O secretário de Governança e Gestão, Tiago Quintana, ressaltou os avanços da atual administração na valorização dos profissionais e na melhoria das condições de trabalho na rede municipal. Já o prefeito Jarbas destacou que o conjunto de investimentos representa o maior pacote de valorização dos professores da história do município, reforçando o compromisso da gestão com a qualidade da educação e o bem-estar da comunidade escolar.
Pacote Valoriza Mestre
- Um notebook para cada professor, supervisor e orientador da rede municipal
- Serviço de psicologia escolar e assistência social
- Segurança nas escolas, com serviço de portaria nas 7 Emefs urbanas e 14 Emeis, sistema de alarme com monitoramento e botão antipânico e câmeras em todas salas de aula e ambientes das escolas.
Avanços de valorização concedidos entre 2021 e 2025
- Implementação de um terço de hora atividade para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
- Informatização do sistema de Ensino através do G6 Educacional (diários de classe, notas, matrículas, dados de saúde do aluno estão todos integrados).
- Disponibilidade de um notebook em cada sala da aula.
- Quatro pacotes de obras de reforma, ampliação e revitalização na estrutura física das escolas.
- Instalação de subestações de energia elétrica junto às escolas possibilitando também a climatização dos espaços.
- Salas de aula 100% climatizadas.
- Alteração na estrutura do Fórum de Educação realizando a programação em etapas para torná-lo mais dinâmico a pedido dos profissionais
- Realização de quatro concursos públicos e 19 processos seletivos para contratação de mais servidores para as escolas. Ao todo, 442 profissionais admitidos por concurso e 958 contratados.
- Implementação da Lei Lucas, oportunizando cursos de primeiros socorros aos servidores da Educação.
- Alteração de padrão para agentes escolares e adicional de insalubridade para profissionais que, além da alimentação, atuam na higienização de banheiros (serventes).
- Alteração do cargo de monitores para Educação Básica aumentando as possibilidades de atuação. Criação do cargo de monitor 40 horas.
- Playgrounds internos e brinquedos em todas as Emeis e renovação de playgrounds nas Emefs.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura