Formatura foi realizada na Câmara de Vereadores (Foto: AI Prefeitura)
Formatura foi realizada na Câmara de Vereadores (Foto: AI Prefeitura)

Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - Na sexta-feira, 12, foi realizada a formatura de 41 alunos das turmas de 5º Ano A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Doir Irmãos. Os estudantes finalizaram as lições do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar e receberam diplomas. A solenidade foi realizada na Câmara de Vereadores e integrou as ações do Programa Juventude Segura, que tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

Durante a cerimônia, foram reconhecidos os alunos autores das melhores redações Proerd. No 5º Ano A, o primeiro lugar ficou com Luiza Schuch, e o segundo com Augusto Hochscheidt. Já no 5º Ano B, os premiados foram Nathan Sartorio Brizola e Thiago Anderson Storh. Também foram sorteadas duas bicicletas e os ganhadores foram os estudantes José Manuel Alvez Ceballos e João Vitor da Rosa.

A formatura marca um dos primeiros resultados práticos do Programa Juventude Segura, criado pelo Governo Municipal e aprovado pela Câmara de Vereadores em outubro. A iniciativa foi fundamental para fortalecer, dar continuidade e garantir segurança à execução do Proerd no município, permitindo não apenas a realização das aulas, mas também a formatura das turmas neste ano. Segundo a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão, o Juventude Segura funciona como um grande articulador das políticas de prevenção no município.

Para o ano que vem, a Brigada Militar pretende retomar com força o Programa, que ensina os alunos a dizer não às drogas e à violência. “Nossa intenção é de formar entre 300 e 500 alunos em 2026”, disse o tenente-coronel Cristiano Cuozzo Marconatto, que na semana passada participou da última reunião do Conselho Comunitário de Pró-Segurança Pública (Consepro) no ano, realizada na sede social do Posto Chama.