Guilherme Alfredo Genehr, 42, tem motivos de sobra para comemorar. Ele é o único do Rio Grande do Sul aprovado na seleção do Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica, que concede bolsa de estudos de pós-graduação (lato sensu) em Liderança e Gestão Educacional, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Mary Immaculate College (MIC), na cidade de Limerick, na Irlanda – distante 200 quilômetros da capital Dublin. O professor do IFSul de Venâncio Aires, que é também o coordenador do curso técnico integrado e subsequente de Refrigeração e Climatização, embarca nos próximos dias para o país europeu.
O processo de seleção contou com duas etapas. Na primeira, os candidatos enviaram uma carta de intenção, justificando o interesse e os benefícios para a instituição e o país, além de comprovação de proficiência mínima de inglês. Apenas 120 pessoas foram classificadas. A segunda etapa consistiu em um curso de inglês acadêmico, com duração de aproximadamente quatro meses, oferecido pela universidade irlandesa que ministrará o curso de pós-graduação. Durante os meses de aulas, os candidatos foram submetidos a diversas avaliações. Nesta fase, apenas uma pessoa por estado foi selecionada. Genehr obteve mais de 80 pontos do limite de 100, garantindo a vaga de representante gaúcho.
O professor explica que ficou sabendo da oportunidade pelo e-mail institucional do IFSul, com a divulgação de edital da Capes, quando efetivou a inscrição. Essa foi a segunda tentativa de Genehr neste edital, que é específico para profissionais de educação da rede básica e pública, que sejam docentes, coordenadores ou gestores. Também fizeram parte do processo encontros síncronos em quatro sábados com profissionais da universidade da Irlanda, que compartilharam informações sobre a cultura irlandesa, escritores, linguagem e temas que depois eram discutidos em fóruns e comentários. Foi selecionado um candidato de cada estado, mais o Distrito Federal e uma vaga por ampla concorrência, totalizando 28 selecionados que embarcarão rumo à Irlanda. No Rio Grande do Sul, eram cinco candidatos.
Embarque e cronograma
As atividades presenciais do curso iniciam neste mês e vão até maio de 2025. No dia 12 de agosto, o professor já estará em São Paulo para um evento na Embaixada Irlandesa e, no dia 13, embarca rumo ao país. Já em solo irlandês, Genehr passará por três semanas de continuação do curso de inglês avançado, para depois iniciar a especialização. Entre os assuntos que serão discutidos estão questões internacionais de educação e as implicações na liderança; desenvolvimento de liderança e gestão; políticas de lideranças, estilos, perspectivas de liderança, psicologia e coaching; liderança e mentoria escolar; e visitas em escolas da região. “Vamos conhecer a gestão escolar deles e comparar com a do Brasil. O legal é que estaremos entre 28 brasileiros, um de cada estado, basicamente, para troca de experiências”, afirma.
Durante o período da bolsa, Genehr receberá ajuda financeira de cerca de 500 euros para se manter no país, além do que a Capes custeará as passagens de ida e volta em todo o trajeto. Os participantes ficarão hospedados em apartamentos da própria universidade. O professor destaca que quando soube da seleção, ficou muito contente e emocionado, já que esta foi a sua segunda tentativa de ser aprovado no programa. “Estudei muito, me dediquei demais a isso, porque é algo extremamente importante para a carreira pessoal, profissional e toda experiência agrega muito para o IFSul, onde atuo”, reforça. Ele ressalta que o processo foi difícil por ser grande parte em inglês, e bem concorrido.
A expectativa de Genehr é a melhor possível, já que viver fora do país e ir sozinho será uma aventura. Sobre o curso, acredita que conseguirá adquirir muito conhecimento sobre liderança e gestão educacional para que, com a especialização, consiga enfrentar os desafios no Brasil, em Venâncio Aires e no campus do IFSul nesta era da educação. “Quero absorver muito conhecimento, conhecer outras realidades e culturas e, quem sabe, adaptar para a nossa realidade e melhorar nosso sistema educacional. Estou ansioso para chegar lá e começar o treinamento”, completa.
Saiba mais
- Guilherme Genehr reside e é natural de Santa Cruz do Sul. Formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tem mestrado pela Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). Está desde 2017 no IFSul.
- Entrou como professor substituto e, depois de dois anos, passou no concurso de professor efetivo. É professor em disciplinas diversas de Refrigeração e Climatização, como desenho, refrigeração comercial, conceitos e práticas. Também é professor do curso superior de Engenharia Mecânica. Desde 2019, coordena os cursos técnico e subsequente. Para a realização do curso, sairá em licença.
- Ele agradece todo apoio da equipe do IFSul de Venâncio Aires, reitoria, gestão de pessoas e demais coordenadorias. Especialmente, agradece aos colegas do campus de Venâncio Aires, ao diretor-geral Giovane Griesang e à chefe de ensino Josí Aparecida de Freitas. “Me ajudaram em todo o processo, estavam dispostos a auxiliar no que fosse necessário.”