Em resposta ao pacote do governo Eduardo Leite, protocolado na Assembleia Legislativa, milhares de professores lotaram hoje a Praça da Matriz em Porto Alegre. Às portas do Palácio Piratini, os educadores aprovaram a realização de greve a partir de segunda-feira, dia 18. Contudo, as maiores estaduais em Venâncio Aires, consultadas pela reportagem, a aula será normal neste dia.
“Eduardo Leite disse que não contribuímos com o pacote. Tu não pede para quem está sendo enforcado que contribua para o enforcamento. Não pede para o professor pagar o próprio salário. Não pede para o educador ajudar com a destruição e a privatização da escola pública. O governador quer guerra. É greve que ele vai ter”, declarou a presidente do Cpers/Sindicato, Helenir Aguiar Schürer, durante a assembleia.
Durante a assembleia foi definido o Comando de Greve, que será integrado por um representante de cada força política que compõe o sindicato. A partir de segunda-feira será intensificada a pressão às Câmaras de Vereadores para que aprovem moções de repúdio ao pacote do Executivo, que prevê alterações no Plano de Carreira do Magistério, no Estatuto do Servidor Público e na Previdência Estadual.
Já na tarde de hoje a categoria participou de ato unificado da Frente de Servidores Públicos (FSP/RS), também na Praça da Matriz.
AULA NORMAL
As maiores escolas estaduais de Venâncio Aires, tanto da cidade e do interior, foram consultadas pela reportagem da Folha sobre a possível adesão ao movimento grevista. Contudo, todas as instituições procuradas informaram que terão aula normal na segunda-feira, dia 18, indiferente do turno. Qualquer alteração no cronograma de aulas será comunicado aos pais dos alunos ao longo da segunda.
A direção da maioria das escolas irá se posicionar a partir de terça-feira. Contudo, outras já promoveram assembleias internas e num primeiro momento não irão aderir a greve proposta pelo sindicato. Este é o caso da Escola Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova.
ESCOLAS CONSULTADAS
- Monte das Tabocas (Centro): aula normal na segunda-feira, dia 18
- Cônego Albino Juchem (Centro): aula normal na segunda-feira, dia 18
- Wolfram Metzler (bairro Bela Vista): aula normal na segunda-feira, dia 18
- Zilda de Brito Pereira (bairro Gressler): aula normal na segunda-feira, dia 18
- Adelina Isabela Konzen (Vila Estância Nova): aula normal na segunda-feira, dia 18
- Crescer (bairro Coronel Brito): aula normal na segunda-feira, dia 18
- Frida Reckziegel (Vila Palanque): aula normal na segunda-feira, dia 18
- Mariante (Vila Mariante): aula normal na segunda-feira, dia 18
- Sebastião Jubal Junqueira (Vila Deodoro): aula normal na segunda-feira, dia 18