Começa na segunda-feira, 2, e segue até a terça-feira, 3, o seminário ‘Práticas Pedagógicas em Educação: A experiência compartilhada como espaço de inspiração e construção de saberes’. A atividade segue a proposta de trabalho da formação de professores da rede municipal de Venâncio Aires, que iniciou em fevereiro deste ano.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Juliane Weiss Niedermeyer, explica que o espaço será usado para que professores possam compartilhar as experiências que tiveram com seus alunos durante as aulas remotas e também no retorno das aulas presenciais. “Cada professor vai contar a sua prática para ensinar e inspirar demais colegas”, explica. A intenção maior da secretaria com a realização deste seminário é motivar e dar uma visibilidade maior aos trabalhos de professores do município.
O seminário inicia com uma palestra da fonoaudióloga Gabriela Filippini, que abordará a temática ‘Aspectos fonoaudiológicos do desenvolvimento infantil e um olhar sobre transtorno do espectro autista’. Após, o momento segue com a fala de professoras de escolas da cidade e interior do município. O evento será encerrado na terça-feira, 3, com a palestra da professora Aline Diesel, com o relato sobre ‘Metodologias ativas de ensino: um baú de ideias’.
“Tem um significado especial. Não devemos seguir somente a teoria, mas também a prática. Pensamos que só vivemos o que aprendemos, quando experienciamos.”
JULIANE WEISS NIEDERMEYER
Coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação
Participação
Uma das professoras que fará parte do seminário on-line é Viviane Grasiela da Fonseca, 40 anos, professora do 1º ano do turno da manhã e tarde da escola municipal José Duarte de Macedo. Ela participará na tarde da segunda-feira, 2, quando falará sobre ‘Yoga no ambiente escolar: uma prática possível’.
Viviane destaca que a prática da iniciativa é valiosa e valoriza as práticas nas salas de aula. “Vamos poder conhecer e trocar ideias com professores de outras escolas. Será interessante”, relata. Ela vai destacar no seminário uma proposta de trabalho que adotou nas aulas remotas e segue aplicando nas aulas presencias: a prática da yoga com os alunos.
“Eu via como sentiam saudades das aulas quando estava em casa. Eles foram isolados e retirados desse espaço de convivência, então muitos ficaram bem ansiosos e agitados”, salienta Viviane. Por isso, resolveu tentar minimizar a situação inserindo a yoga na rotina das aulas remotas e agora também presenciais.
A professora faz uso de músicas calmas, com sons da natureza, técnicas de respiração e contação de histórias para relaxar os alunos. “Não sou nenhuma especialista na área, mas busquei e pesquisei em sites para conseguir iniciar este processo”, conta. Segundo a docente, o retorno tem sido muito bom, tanto dos alunos quanto dos pais. Viviane recebeu relatos de que as crianças ficaram mais tranquilas e relaxadas. O objetivo e a vontade da professora agora é aprofundar seus conhecimentos sobre a prática da yoga para continuar a aplicação da atividade na sala de aula.
“Sempre temos algo a acrescentar e aprender. É uma troca que só faz melhorar.”
VIVIANE GRASIELA DA FONSECA
Professora dos 1º anos da escola José Duarte de Macedo
Onde acompanhar?
A transmissão do seminário acontecerá pelo canal da Secretaria Municipal de Educação, através do YouTube. Além dos professores da rede, a comunidade também é convidada para participar. O seminário faz parte das atividades previstas para o Fórum de Educação que, mais uma vez, em decorrência da pandemia, não irá acontecer.
LEIA MAIS: