Professores da rede municipal irão compartilhar experiências das aulas em seminário on-line

-

Começa na segunda-feira, 2, e segue até a terça-feira, 3, o seminário ‘Práticas Pedagógicas em Educação: A experiência compartilhada como espaço de inspiração e construção de saberes’. A atividade segue a proposta de trabalho da formação de professores da rede municipal de Venâncio Aires, que iniciou em fevereiro deste ano.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Juliane Weiss Niedermeyer, explica que o espaço será usado para que professores possam compartilhar as experiências que tiveram com seus alunos durante as aulas remotas e também no retorno das aulas presenciais. “Cada professor vai contar a sua prática para ensinar e inspirar demais colegas”, explica. A intenção maior da secretaria com a realização deste seminário é motivar e dar uma visibilidade maior aos trabalhos de professores do município.

O seminário inicia com uma palestra da fonoaudióloga Gabriela Filippini, que abordará a temática ‘Aspectos fonoaudiológicos do desenvolvimento infantil e um olhar sobre transtorno do espectro autista’. Após, o momento segue com a fala de professoras de escolas da cidade e interior do município. O evento será encerrado na terça-feira, 3, com a palestra da professora Aline Diesel, com o relato sobre ‘Metodologias ativas de ensino: um baú de ideias’.

“Tem um significado especial. Não devemos seguir somente a teoria, mas também a prática. Pensamos que só vivemos o que aprendemos, quando experienciamos.”
JULIANE WEISS NIEDERMEYER
Coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação

Juliane Weiss Niedermeyer é coordenadora pedagógica da secretaria de Educação. (Foto: Luana Schweikart)
Juliane Weiss Niedermeyer é coordenadora pedagógica da secretaria de Educação. (Foto: Luana Schweikart)

Participação

Uma das professoras que fará parte do seminário on-line é Viviane Grasiela da Fonseca, 40 anos, professora do 1º ano do turno da manhã e tarde da escola municipal José Duarte de Macedo. Ela participará na tarde da segunda-feira, 2, quando falará sobre ‘Yoga no ambiente escolar: uma prática possível’.

Viviane destaca que a prática da iniciativa é valiosa e valoriza as práticas nas salas de aula. “Vamos poder conhecer e trocar ideias com professores de outras escolas. Será interessante”, relata. Ela vai destacar no seminário uma proposta de trabalho que adotou nas aulas remotas e segue aplicando nas aulas presencias: a prática da yoga com os alunos.

“Eu via como sentiam saudades das aulas quando estava em casa. Eles foram isolados e retirados desse espaço de convivência, então muitos ficaram bem ansiosos e agitados”, salienta Viviane. Por isso, resolveu tentar minimizar a situação inserindo a yoga na rotina das aulas remotas e agora também presenciais.

A professora faz uso de músicas calmas, com sons da natureza, técnicas de respiração e contação de histórias para relaxar os alunos. “Não sou nenhuma especialista na área, mas busquei e pesquisei em sites para conseguir iniciar este processo”, conta. Segundo a docente, o retorno tem sido muito bom, tanto dos alunos quanto dos pais. Viviane recebeu relatos de que as crianças ficaram mais tranquilas e relaxadas. O objetivo e a vontade da professora agora é aprofundar seus conhecimentos sobre a prática da yoga para continuar a aplicação da atividade na sala de aula.

“Sempre temos algo a acrescentar e aprender. É uma troca que só faz melhorar.”
VIVIANE GRASIELA DA FONSECA
Professora dos 1º anos da escola José Duarte de Macedo

Professora Viviane iniciou práticas de yoga com as turmas que trabalha. (Foto: Divulgação)
Professora Viviane iniciou práticas de yoga com as turmas que trabalha. (Foto: Divulgação)

Onde acompanhar?

A transmissão do seminário acontecerá pelo canal da Secretaria Municipal de Educação, através do YouTube. Além dos professores da rede, a comunidade também é convidada para participar. O seminário faz parte das atividades previstas para o Fórum de Educação que, mais uma vez, em decorrência da pandemia, não irá acontecer.

LEIA MAIS:

notícias educação Folha do Mate



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido